Sesc lança Marco Referencial de Leitura


Escutar a Notícia

26/09/2025 - Atualizado em 26/09/2025

Marco Referencial de Leitura

O ano de 2025 trouxe para o Brasil o título de Capital Mundial do Livro. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) passou para a cidade do Rio de Janeiro a missão de contribuir com a difusão e a celebração da literatura na cena mundial. O Sesc, reconhecido por sua atuação no campo da leitura e pela consistência do trabalho desenvolvido em suas escolas, bibliotecas e espaço culturais, participa ativamente desse movimento com o lançamento do Marco Referencial de Leitura.

A publicação foi apresentada oficialmente em cerimônia na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, espaço de grande representatividade na história do país, considerado pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas do mundo. O Marco Referencial de Leitura é um documento que articula fundamentos conceituais, diretrizes e proposições, com objetivo de nortear práticas educativas e culturais do Sesc em todo país.

“Ao consolidar essas diretrizes, o Sesc reafirma uma história de décadas em favor da a leitura. Uma história feita de bibliotecas abertas às comunidades, de programas nacionais que incentivam o acesso ao livro, de escolas que compreendem a leitura como eixo estruturante da aprendizagem. Uma história que se renova nesse documento e se projeta como referência para instituições e para o Brasil”, definiu o gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Luiz Fernando Moraes.

Encontro nacional reúne equipes de Cultura e Educação do Sesc

A cerimônia de lançamento do Marco Referencial de Leitura integrou um encontro nacional promovido pelo Sesc, reunindo gestores e técnicos das áreas de Cultura e Educação de todos os regionais do país no Polo Educacional Sesc, no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de setembro, com uma programação intensa de palestras, debates e visitas culturais. Durante os dois dias de atividades, foram debatidos temas centrais como os desafios da formação de leitores e o papel dos eventos literários na democratização do acesso à literatura.

Os coautores do Marco, Rildo Cosson, Luciene Simões, Ester Rosa e Joice Ramos participaram de um bate-papo no primeiro dia, contextualizando os conceitos e diretrizes que fundamentam o documento. Em seguida, Ninfa Parreiras e Volnei Canônica conduziram uma conversa sobre a potência transformadora dos grandes eventos literários no Brasil.

Sesc Santa Catarina compartilha experiências de mediação de leitura

No segundo dia, o destaque foi o momento de compartilhamento de boas práticas, com a participação do Sesc Santa Catarina. Representando o regional, a analista de Cultura e bibliotecária Marilaine Hahn apresentou projetos de referência como o Prêmio Literário Sesc Criança e o Biblioteca Inquieta, iniciativas que vêm contribuindo significativamente para a mediação de leitura e a valorização da produção literária infantojuvenil. Ao final da apresentação, os participantes receberam exemplares de livros publicados pela Editora Sesc-SC, resultado direto dessas ações.

Como parte da programação, os convidados também participaram de visitas guiadas a importantes espaços culturais da cidade, entre eles a Biblioteca Parque Estadual, a Casa da Escrevivência Conceição Evaristo e a própria Biblioteca Nacional, palco da cerimônia de lançamento.

A analista de Cultura do Sesc-SC e bibliotecária Marilaine Hahn apresentou projetos de Santa Catarina.

Livros lançados pela Editora Sesc-SC

Publicação disponível para acesso gratuito e distribuição nacional

O evento marcou não apenas a divulgação nacional do Marco Referencial de Leitura, mas também um importante momento de articulação institucional, promovendo o intercâmbio de experiências e a definição de estratégias conjuntas para o fortalecimento da leitura como prática social.

A publicação já está sendo distribuída às Escolas e Bibliotecas do Sesc em todo o país, e também está disponível gratuitamente para download e compartilhamento no site: https://sesc.i10bibliotecas.com.br/livro/962853/digital.

Equipes de todo o país participaram de evento na Biblioteca Nacional (RJ). Os analistas de Programação Social do Sesc-SC, Junior Cesar Mota (Educação) Marilaine Hahn (Cultura) representaram Santa Catarina.

Sobre o Sesc-SC

O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.

A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .