
Um caminho que une arte e infância em Florianópolis
Florianópolis recebe um projeto especial que promete transformar a experiência cultural de crianças e educadores da rede municipal de ensino. O "Passos Criativos: o caminho que une arte e infância" é uma realização do Sesc-SC, em parceria com o Grupo iNerTE, coletivos teatrais da cidade e a Secretaria Municipal de Educação, com o propósito de levar apresentações artísticas gratuitas às escolas e ao Teatro do Sesc Prainha.
Com mais de 150 apresentações previstas, o projeto é levado a 10 Escolas Básicas Municipais e ao Teatro Sesc Prainha, onde os espetáculos acontecem todos os sábados, às 15h, com entrada gratuita e aberta à comunidade. Ao todo, seis coletivos teatrais locais participam da iniciativa, com trabalhos que dialogam com o universo infantil e juvenil, sempre com o objetivo de fomentar a formação de público e o acesso à arte desde a infância.
"O Passos Criativos é uma iniciativa inédita por envolver artistas, educadores, acadêmicos, produtores culturais e governança pública. A dimensão de atendimento mostra a importância que ele tem, pois vai proporcionar o contato com a a arte para crianças de diversas regiões da cidade de forma regular e com aprofundamento e reflexão. Além de promover o hábito de fruição artistica, possibilita o desenvolvimento da dimensão estética, promovendo em parceria, o desenvolvimento integral das crianças para viver numa sociedade cada vez mais complexa".
Alexandre Gandolfi, participante do Grupo iNerte.
Espetáculo "Um passarinho me contou"
Espetáculo "Alice: em que país estou?"
Cultura e educação de mãos dadas
Muito mais do que assistir a uma peça, os estudantes envolvidos no projeto também participam de atividades de mediação artística guiadas por seus professores e professoras de teatro. Esses momentos de reflexão e criação acontecem antes e depois das apresentações, a partir dos Cadernos de Mediação Teatral, elaborados pelos coletivos em parceria com o Grupo iNerTE.
Os cadernos pedagógicos, disponíveis para download, foram criados especialmente para ajudar os educadores a ampliar o impacto dessas experiências culturais em sala de aula. Eles podem ser acessados nos links abaixo e utilizados por outras instituições e professores que desejem desenvolver propostas semelhantes.
Esses materiais pedagógicos propõem que o encontro com o teatro seja também um exercício de pensamento crítico e criatividade. Como explica um dos trechos do projeto:
“Os procedimentos de mediação buscam estabelecer uma via de mão dupla, em que a participação em eventos culturais retroalimente a prática teatral realizada em sala de aula, e vice-versa. A intenção é que, assim como artistas ensaiam para montar o espetáculo, estudantes possam ensaiar para desmontá-lo”.
Acesse os Cadernos Educativos
"O projeto tem sido enriquecedor para a comunidade da Escola Batista Pereira, que nunca teve teatro na grade curricular. As crianças do 5ª ano Integral têm recebido os espetáculos com muito entusiasmo. Como professora de teatro deles, tenho visto um grande progresso em relação às aulas e às apresentações que estão assistindo, pois eles conseguem visualizar na prática tudo o que estão vendo na teoria na sala de aula. Como professora, acho que até o final do projeto os alunos terão muito conhecimento na área".
Professora Priscilla Francisco