Projeto “Arte da Palavra Sesc” promove oficina gratuita de Criação Literária em Florianópolis


25/05/2017 - Atualizado em 01/06/2017 - 274 visualizações

Estão abertas as inscrições gratuitas para oficina de Criação Literária que ocorre no Sesc em Florianópolis (Prainha), de 05 a 09 de junho, das 18h30 às 22h, na programação do “Arte da Palavra”, projeto literário do Sesc, de âmbito nacional. O projeto é realizado em formato de circuitos, com representantes da diversidade literária brasileira, que percorrem 12 estados. O objetivo é oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. 

A oficina será ministrada pela escritora paranaense Julie Fank, com o tema “Escrita Criativa e outras artes | Primeiros Passos”. Ela abordará questões como: Seleção lexical: cada palavra, uma sentença; Como começar um texto; Diferentes gêneros, diferentes estratégias; Um bom título é isca para um bom texto, como manipular expectativas a partir da primeira pista do texto; Ambientação da escrita – a atmosfera necessária para que o leitor não abandone seu texto.

“Antes de construir uma casa, o arquiteto desenha a planta e escolhe materiais. É só a partir de uma estrutura e um planejamento que ele parte para a ação. O texto segue a mesma lógica. Olhá-lo de cima, como uma planta baixa, pode te ajudar a entender quais são as potencialidades do terreno e como o espaço conversa com seu texto-casa. É nesse processo que a gente vai entendendo um pouco da argamassa necessária para colar as palavras e as frases umas às outras e transformar a construção em uma casa morável e, mais do que isso, daquelas das quais a gente não quer sair”, declara a ministrante.

Além de escritora, Julie Fank é artista visual e diretora-fundadora da Esc. Escola de Escrita, escola de formação de escritores sediada em Curitiba e com atuação também em outras cidades, como Belo Horizonte-MG. É licenciada em Letras Português/Inglês, mestra em Letras, com ênfase em Literatura Comparada, e doutoranda em Escrita Criativa pela PUC-RS. Já atuou no mercado editorial local como diretora de redação e editora de revistas de comportamento, cultura, design, arquitetura e arte, como redatora, revisora e na área de roteiros para tevê. Tem contos, poemas e outros textos publicados em periódicos como RelevO, Arte & Letra: Estórias, Escriva, Jornal Cândido e outros, além de instalações e colagens já expostas em mostras coletivas. Ministra oficinas por todo o Brasil. Participou da Antologia Vozes Contemporâneas e foi autora convidada do projeto Curitiba Literária, ambos realizações da Bienal de Curitiba.

As inscrições podem ser realizadas na central Relacionamento com Clientes do Sesc em Florianópolis (Prainha), na Travessa Syriaco Atherino, 100 – centro.

Próximas cidades a receber as oficinas:

Até julho, o “Circuito de Criação Literária” traz ao Estado oficinas gratuitas de diferentes temáticas, que objetivam exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes categorias, além de propiciar maior bagagem de leituras aos envolvidos. De 05 a 09/06 o curso acontece em Florianópolis, sob o comando de Julie Frank (PR) e em Laguna, com assessoria de Débora Ferraz (RS). De 19 a 23/06, Vanessa T. Trajano (PI) ministra oficina em Itajaí e Pedro Américo de Farias (PE) assessora oficina em Jaraguá do Sul. Chapecó recebe esta programação de 03 a 07/07, sob o comando de Rafael Coutinho (SP). As inscrições para as oficinas devem abrir um mês antes dos encontros e serão divulgadas previamente.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .