Programação cultural de maio do Sesc em Florianópolis (Prainha)


26/04/2017 - Atualizado em 05/05/2017 - 444 visualizações

Teatro, música, dança e cinema estão na agenda cultural de maio do Sesc em Florianópolis (Prainha). A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação no Teatro Sesc Prainha, que está sujeito à lotação. A Unidade está localizada na Travessa Syriaco Atherino, 100, no centro da capital catarinense.

A programação do mês abre com apresentações do espetáculo “Stereo Franz”, do grupo [pH2], de São Paulo, nos dias  04, 05 e 06/05, quinta a sábado, às 20h, no Teatro Sesc Prainha. A peça é baseada em “Woyzeck”, texto inacabado do alemão George Büchner, com dramaturgia de Nicole Oliveira e direção de Paola Lopes. O espetáculo refaz a trajetória de Franz, um homem que não domina a sua própria língua e se comunica principalmente pela construção e articulação da linguagem. Obcecado por indagações sobre a morte e traído pela mulher que ama, ele é incapaz de argumentar qualquer coisa a seu favor. Quando a palavra torna-se impossível, ele se vê impelido para a ação. A montagem é ambientada em uma espécie de bar, e o público é convidado a acompanhar o cotidiano dos personagens enquanto uma banda se apresenta e sublinha as especificidades da narrativa.

O músico e guitarrista blumenauense Mazin Silva realiza turnê do show “Mazin Por Inteiro” na Rede Sesc de Teatros e se apresenta em Florianópolis no 07/05, domingo, às 20h. O repertório do show é totalmente autoral e voltado para a música instrumental brasileira. Acompanhado pelo baterista Jimmy Allan da Silva e pelo baixista Caio Fernando Fava Ferrarezi, Mazin Silva apresentará canções que marcaram sua trajetória, trazendo ritmos que vão do samba ao baião, choro, bossa nova, entre outros. Com mais de 20 anos de carreira, seis discos e dois DVDs lançados, Mazin Silva é considerado por muitos músicos, e amantes da música, como um dos melhores guitarristas do Sul do Brasil. Ele se destaca pela sua virtuosidade, pela clareza de suas notas, pelas composições e pelo seu jeito apaixonado de tocar guitarra.

No dia 11/05, quinta-feira, às 20h, tem circo com a Cia LaClass Excêntricos, de São Paulo, que apresenta o espetáculo “Família LaClass”. E a programação musical segue intensa com os shows “100 anos de samba”, com Tuco Pellegrino (13/05), “Ginga de Gigante”, com Ferdi e François Muleka (18/05), “Room for Two”, com Pedro Meneguelli (19/05), Duo Multueira (20/05).

Neste mês, o Teatro Sesc Prainha recebe espetáculos do FITA – Festival Internacional de Animação, de 22 a 24/05 e do Festival Multipla Dança, de 25 a 27/05. Do FITA serão apresentados “De Trapos y Cartón”, da Cia. Concolorcorvo, do Chile/Peru, no dia 22/05, às 10h e 15h;  “Sopa”, da Cachiporra Artes Escênicas, do Uruguai, no dia 23/05, às 15h e 20h; “Redescobrindo Lautrec”, da Cia. Nina Voguel, de São Paulo, no dia 24/05, às 15h e 20h. Do Multipla Dança, os espetáculos “Dança em construção – Vídeo palestra com Inês Bogéa” (SP), no dia25/05, às 20h; e “Experiência 4”, com Key Sawao, nos dias 26 e 27/05, às 20h.

O cinema também está em destaque com sessões das animações “Asterix e o Domínio dos Deuses”, de Louis Clichy e  Alexandre Astier, no dia 10/05, às 15h e “O mundo dos pequeninos”, de Hiromasa Yonebayashi e Gary Rydstromno, no dia 17/05, às 15h. A programação do mês encerra com o Projeto Diálogos Urgentes, no dia 31/05, às 19h. Na ocasião, será exibido o documentário “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho, seguido por debate pertinente à temática.

PROGRAMAÇÃO DE MAIO 2017
Sujeita a alterações
Entrada gratuita

04, 05 e 06/05 (qui a sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Espetáculo “Stereo Franz”, com grupo [pH2] (SP)
Sinopse: O público é recebido do lado de fora de um bar de uma cidade pequena qualquer. Do lado de dentro, uma banda toca a noite inteira. Por fora e por dentro os moradores exercem suas funções. Mais e mais. Sempre mais. Por todos os lados a música é constante e as imagens são projetadas criando mais e mais camadas de leitura. De um lado, Franz é assediado pelo Médico. Do outro, Franz é observado pelo Capitão. Dentro de Franz há espaço para poucos: um amigo e um amor. Um não o escuta, a outra não o vê. Seu amigo escuta apenas o que chega a seus ouvidos em forma de música. Seu amor exerga apenas o que a vidente Yvette pronuncia em portunhol: Tiene Ojos, Marie! Marie nunca para. Ela quer mais e mais. Sempre mais. Marie quer falar outras línguas. Franz não agüenta sua própria língua. A língua estrangeira será capaz de produzir desordem e fazer cortar tudo aquilo que nunca fez sentido: cortar as explicações dos homens para tudo aquilo que não faz sentido em língua nenhuma. 
Classificação: 16 anos

07/05 (dom), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Rede Sesc de Teatros: Show “Mazin por inteiro” (Blumenau / SC)
Sinopse: Com mais de 20 anos de carreira, seis discos e dois DVD lançados, o concerto marca uma fase de amadurecimento do guitarrista. “Este show retrata um pouco da minha história, ou melhor, um pouco da minha consciência como pessoa e artista. Poder sentir a energia e o amor que a música transmite e poder compartilhar este sentimento com as pessoas me traz paz. Espero que o público possa sentir isso também”, reflete Mazin.
Classificação Livre

10/05 (qua), às 15h, no Teatro Sesc Prainha: CineSesc: Filme “Asterix e o Domínio dos Deuses”
Sinopse: O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Um dia, ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, para impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.
Classificação Livre

11/05 (qui), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Espetáculo de circo “Família LaClass”, com Cia LaClass Excêntricos (SP)
Sinopse: Espetáculo de variedade do gênero Circo Teatral Excêntrico. Enredo cômico absurdo apresenta um casal perseguido pela figura de um Coelho que perturba e atrapalha os números que são apresentados. Espetáculo de mágica com música e humor, livremente inspirado no fantástico mundo do glamour de Las Vegas.    
Classificação: livre

12/05 (sex), às 19h, no Teatro Sesc Prainha: Prática de Dança de Salão, com Erva Rasteira (Florianópolis / SC)
Sinopse: Encontro do Curso de Dança de Salão do Sesc em Florianópolis (Prainha), com os ritmos Forró e Samba ao vivo, com Grupo Erva Rasteira, para praticar a dança e os passos aprendidos até agora. Os alunos podem convidar amigos e se divertir com essa vivência em conjunto.        
Classificação: livre

13/05 (sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Show “100 anos de samba”, com Tuco Pellegrino (SP)
Sinopse: Os 100 anos de samba é marcado pela gravação da música “Pelo Telephone”, de Donga e Mauro de Almeida, em 1917, com a designação de samba. Teria sido a primeira música de samba a fazer sucesso. Desde então, utiliza-se esta data como um marco para a música brasileira. Atualmente, há uma nova classificação de samba, criado na década de 1920 pela turma do Bloco Deixa Falar, no Largo do Estácio e redondezas: Ismael Silva, Bide, Nilton Bastos, Mano Edgard, Mano Rubem, entre outros. Tuco Pellegrino é um sambista que tem como referência os sambistas oriundos dos primórdios das escolas de samba (além dos já citados do Estácio, Cartola, Carlos Cachaça, Paulo da Portela, Antônio Caetano, Rufino). Alguns conhecidos do grande público, outros não. E parte do seu trabalho como cantor é justamente torná-los conhecidos, assim como suas obras, algumas também ainda inéditas.
Classificação: livre

17/05 (qua), às 15h, no Teatro Sesc Prainha: CineSesc: Filme “O mundo dos pequeninos”
Sinopse: Arrietty e sua família são seres pequenos, moram sob uma casa antiga e sobrevivem roubando itens da casa dos humanos e colocando a culpa em gatos e ratos. Quando o jovem Shawn se hospeda na casa, fica amigo de Arrietty, colocando o segredo em risco.
Classificação Livre

18/05 (qui), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Show “Ginga de Gigante”, com Ferdi e François Muleka
Sinopse: O show, que leva o nome do primeiro disco recém lançado do artista é um convite constante a quem assiste, seja pelo carisma e a energia contagiante de Ferdi, ou pela força e simplicidade de seus magnetizantes refrãos.
Essa conexão imediata se fortalece na excelência e na entrega de cada um dos músicos convidados para compor o grupo.
Classificação: livre

19/05 (sex), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Show “Room for Two”, com Pedro Meneguelli (Fpolis)
Sinopse: Room for Two é fruto de várias horas de pensamento e dedicação. Feito com muito carinho por quem ama música, para quem ama música. Alem de interpretar suas próprias músicas, participou ativamente dos arranjos que foram assinados pelo Rivotrio Samba Jazz.
Classificação: livre

20/05 (sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Show com Duo Multueira (Florianópolis / SC)
Sinopse: Uma das grandes surpresas musicais que a nova leva de compositores catarinenses nos traz: Duo Multueira é a junção de Beatriz Schmidt e Pedro Henrique em uma simplicidade que emociona. Voz e violão, coração e percussão. Em uma jogada quase cênica, poesias ganham melodias e ritmo. Bea e Pedro são egressos do Curso de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde aconteceu o encontro musical das letras dele com as batidas dela, uma forma equilibrada que aos poucos foi ganhando fãs nos ensaios ao ar livre. Seu trabalho e esforço resultaram na gravação do primeiro CD, através de financiamento coletivo, que será lançado em junho deste ano. 
Classificação: livre

22/05 (seg), 14h e 15h, (local à confirmar): Baú de Histórias – Bibliobike, com Camila Miotto (Chapecó / SC)
Sinopse: Era uma vez uma mulher que amava livros, bicicletas e histórias. Um livro que contava histórias sobre mulheres e bicicletas. Tinha também uma bicicleta apaixonada por livros e livros que queriam ficar perto das pessoas. Juntos eles criaram uma biblioteca que não queria ficar parada. E assim, eles saíram pelo mundo, mulher, bicicleta e livros, pedalando, contando histórias, conhecendo pessoas e espalhando encantamento por onde passavam.
Classificação: livre

22 a 24/05 (seg a qua), no Teatro Sesc Prainha: FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação
Sinopse: O FITA – Festival Internacional de Animação -, desde sua 1º edição, em 2007, o FITA apresenta um panorama da produção mais significativa no que diz respeito ao teatro de animação brasileiro e mundial. Diversos horários

22/05 (seg), 10h e 15h, no Teatro Sesc Prainha: FITA – “De Trapos y Cartón”, da Cia. Concolorcorvo (Chile/Peru)
Sinopse: Um mestre ancião chamado Cero, durante toda a sua vida tem criado o mundo com o que o rodeia: uma casa completa com seus acessórios, um galo que o acorda todos os dias e seu fiel e travesso gato. Tudo feito com o que tem em mãos - jornais, caixas velhas e panos. Num dado momento da vida, o mestre decide terminar sua mais querida criação, um menino feito de trapos e papel e nesse momento se vê ofuscado por uma infelicidade, o desaparecimento de seu coração. Cero moverá céu e terra para resolver o problema.
Classificação: a partir de 6 anos

23/05 (ter), 15h e 20h, no Teatro Sesc Prainha: FITA – “Sopa”, da Cachiporra Artes Escênicas (Uruguai)
Sinopse: É um espetáculo que suscita a reflexão do espectador sobre o futuro da humanidade, composto por cinco histórias: O proprietário, de Roberto Espina; Educação infantil, Tango, Tentação e Carlitos. O espetáculo tem como objetivo falar sobre a condição humana em distintas circunstâncias, quando alguns homens utilizam seu poder para exercer sobre outros homens. 
Classificação a partir de 10 anos

24/05 (qua), às 15h e 20h, no Teatro Sesc Prainha: FITA – “Redescobrindo Lautrec”, da Cia. Nina Voguel (São Paulo/SP)
Uma jovem artista encontra o pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec, ícone da Arte do final do século XIX, fragmentado e descobre que a única maneira de lhe trazer à vida é emprestando-lhe suas pernas e braços. À medida que o pintor revive, ele redescobre seus talentos e limitações físicas num mundo desconhecido. Este trio, cheio de delicadeza, magia e humor permite aproximar o público do lado mais humano e doce do pequeno gênio por meio de acontecimentos tragicômicos surpreendentes.
Classificação: Livre

25 a 27/05 (qui a sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Festival Multipla Dança
Sinopse: Variedade de falas e proposições para se aproximar da dança. Queremos ver e experimentar dança, registrar e falar sobre o que retemos, entrar em acordo e desacordo. Múltipla Dança valoriza um contexto artístico que está sempre em processo e recusa um único padrão de existência, um modo que escolhe o risco e, com coragem, insiste na necessidade urgente de (re)descoberta.

25/05 (qua), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Festival Multipla Dança – “Dança em construção – Vídeo palestra com Inês Bogéa” (SP)
Uma conversa sobre a construção de memória da dança em vídeo, para comemorar a décima edição do Festival Múltipla Dança. O vídeo-documentário busca refazer uma trajetória, hoje viva apenas nas imagens e nos corpos de quem experenciou determinados momentos. A palestra trata das diferentes etapas de sua realização: pesquisa, concepção, direção, edição e finalização.
Classificação Livre

26 e 27/05 (qui e sex), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Festival Multipla Dança – Espetáculo “Experiência 4”, com Key Sawao (SP)
Sinopse: “Experiência 4” dá continuidade aos Estudos de Movimento (1, 2 e 3), nos quais a artista faz um mergulho próprio, paralelo às criações que desenvolve junto ao núcleo key zetta e cia., que dirige em parceria com Ricardo Iazzetta.
Classificação Livre

31/05 (qua), às 19h, no Teatro Sesc Prainha: Diálogos Urgentes “Últimas Conversas”
Sinopse: O documentário realizado a partir de entrevistas feitas com jovens estudantes brasileiros pelo cineasta Eduardo Coutinho antes de sua morte, o filme busca entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje. O material foi editado por Jordana Berg e a versão final é assinada por João Moreira Salles.
Classificação: 12 anos



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .