Prêmio Literário Sesc Criança 2025 anuncia vencedores das categorias Infantil e Juvenil


Escutar a Notícia

24/07/2025 - Atualizado em 24/07/2025

Realizado pela Rede de Bibliotecas do Sesc Santa Catarina, o Prêmio Literário Sesc Criança chegou à sua 5ª edição em 2025. Nesta edição, foram validados 170 textos inscritos, enviados por autores e autoras de diversas cidades do estado e também de outras regiões do Brasil. 

No dia 7 de julho, uma reunião on-line reuniu a Comissão Julgadora – composta por Camila Pauline Miotto, Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Fernando Luiz – para selecionar os textos vencedores nas categorias Infantil e Juvenil. Cada membro da Comissão recebeu previamente os materiais inscritos e, após análise criteriosa com base nos critérios estabelecidos no edital, foram escolhidas as seguintes narrativas: 

Categoria: Infantil

Narrativa: A menina que guardava nuvens 
 Autor: Newton Cesar Oliveira – natural de Apucarana (PR), residente em Itapema (SC)

Newton é escritor, publicitário e designer. Formado em Marketing e pós-graduado em Marketing Digital, atuou em agências de publicidade e se especializou em design editorial. Como autor, publicou romances como Um Minuto, Tratamento Especial e Própria Carne (Editora Almedina, selo Minotauro, 2020, 2021 e 2023), além de títulos voltados à publicidade, fotografia e a biografia Corinthians, eterna paixão. Na literatura infantil, lançou Minha Avó Berenice (RHJ, 2024), É assim que eu sou (Saíra, 2021) e Vida (Saíra, 2023). 

“Soube do Prêmio pelas redes sociais. Já conhecia o tradicional Prêmio Sesc de Literatura e foi uma grata surpresa descobrir a versão voltada ao público infantil. Assim que li sobre o concurso, me inscrevi. Participei em uma edição anterior, mas não fui selecionado. Para 2025, voltei com o livro A menina que guardava nuvens e acreditei, de fato, que ele tinha chances. Quando soube do resultado, fiquei imensamente feliz. Apesar de ter anos de carreira e vários livros publicados, me senti como um autor estreante. O prêmio é um reconhecimento que revigora a alma.” 

Categoria: Juvenil

Narrativa: O Antiquário 
 Autora: Vívian Cristina Ferreira – natural de São Paulo (SP), residente em Florianópolis (SC) desde 2011 

Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Vívian é autora dos livros infantis Teto de Estrelas (vencedor do Prêmio Agostinho de Cultura 2014, Editora Adônis) e Cacilda e Brunilda (Editora Mais que Palavras, 2015), além de coletâneas e projetos de formação literária. Seu primeiro romance juvenil, Meu Mundo Abissal, foi publicado em 2014 pela Editora Oito e Meio – Selo Transversal, após ser selecionado em um pitching com editores. 

“O Antiquário estava guardado desde 2012. Quando vi que o prêmio deste ano incluía a categoria Juvenil, algo me disse que era a hora desse texto ganhar o mundo. Fiquei extremamente feliz com o resultado e, mais ainda, motivada a acreditar no potencial das minhas histórias. O Prêmio Sesc Criança é fundamental para incentivar escritores e fazer com que novas narrativas cheguem ao público.” 

Próximas etapas 

As próximas fases do projeto incluem a produção editorial dos livros vencedores. O Sesc SC contratará profissionais para as etapas de edição, ilustração, projeto gráfico e revisão. A previsão de publicação é para o ano de 2026, quando também será lançado um novo edital para inscrições. 

A Comissão Julgadora 

Camila Pauline Miotto 
É mediadora de leitura e curadora do acervo literário da BiblioBike. Formada em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Unochapecó. Atua na organização e gestão de projetos, e com produção de espetáculos, shows, festivais, mostras e feiras. Trabalhou na área de Literatura na Fundação Cultural de Chapecó, onde coordenou a Feira do Livro da cidade. Atuou como Técnica de Cultura na Unidade do Sesc de Chapecó de 2009/2012. De 2013 a 2015 foi Gerente de Projetos e Eventos na Secretaria de Cultura. Fez parte da Comissão de organização e acompanhamento do Edital das Linguagens 2013/2014 e do Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014. Atuou como conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Chapecó e como Conselheira de Cultura do Estado de SC. Foi contemplada em vários editais municipais e estaduais. É mediadora de leitura no Projeto BiblioBike. Empreendedora em negócios criativos na Lamparina Cultural.

Dirce Waltrick do Amarante 
É Professora, ensaísta, tradutora e escritora. Vice-líder do dos grupos de pesquisa Estudos Joycianos no Brasil. Traduziu Edward Lear, James Joyce, Eugène Ionesco, Gertrude Stein, Leonora Carrington e Cecilia Vicuña. Publicou, entre outros, para ler Finnegans Wake de James Joyce (finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ensaio), Finnegans Wake (por um fio) (Vencedor do Prêmio Boris Schneiderman de Tradução) e James Joyce e seus tradutores. Autora de Metáforas da Tradução (Iluminuras). Venceu o Prêmio Jabuti na categoria Tradução com a tradução coletiva de Finnegans Wake, sob o título Finnegans Rivolta. Membro do Coletivo Dublinense, grupo de tradução coletiva de Dublinenses, de James Joyce.

Sérgio Fernando Luiz (Fê) 
É formado em Arquitetura e Comunicação Visual e Pós graduado em Tecnologia Gráfica pela FAU-USP, mas sua verdadeira paixão e vocação é ser “iluscritor”. Tem 16 livros autorais e 70 livros ilustrados para outros autores em várias editoras voltadas a Literatura. Recebeu o prêmio Açorianos de Ilustração de Literatura Infantil 2006 (Secretaria de Cultura de Porto Alegre) e os Selos Distinção Cátedra 10 - 2022, pelo livro “O que é preciso pra ser rei?” em coparceria com os escritores Tino Freitas e Leo Cunha e  2023 pelo Livro O pulo do gato, um encontro com Nilse da Sileira em coparceria com o escritor Claudio Fragata publicado pela Elo editora.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .