Premiado “Caranguejo Overdrive” chega a SC pelo Palco Giratório


11/05/2017 - Atualizado em 22/05/2017 - 248 visualizações

O espetáculo musical “Caranguejo Overdrive”, da Aquela Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro, chega a Santa Catarina pelo Palco Giratório Sesc, para apresentações gratuitas em Joinville (12/05), Jaraguá do Sul (14/05), Itajaí (16/05), Laguna (18/05), Lages (20/05) e Chapecó (22/05). Vencedora de três prêmios Shell, a peça narra a história da antiga região do mangue, no Centro do Rio de Janeiro, com sonoridade inspirada na estética do movimento manguebeat.

O protagonista é Cosme, ex-catador de caranguejos no mangue carioca da metade do século XIX, convocado para integrar as forças brasileiras na Guerra do Paraguai. Ele enlouquece no campo de batalha e quando volta ao Rio encontra o ecossistema de onde tirava seu sustento totalmente aterrado e urbanizado. A peça encena a relação do sujeito com a política e seus efeitos sobre a cidade e volta ao passado para fazer uma reflexão sobre o Rio de Janeiro dos dias atuais. A inspiração vem do geógrafo Josué de Castro: “No mangue tudo é, foi ou será caranguejo, inclusive o homem”.

A programação detalhada em cada cidade, com horários e locais das apresentações, está disponível em:
http://ww2.sesc-sc.com.br/evento/3311/null. A classificação etária do espetáculo é 16 anos.

Sinopse “Caranguejo Overdrive” 
O protagonista é Cosme, ex-catador de caranguejos no mangue carioca da metade do século XIX. Convocado para integrar as forças brasileiras na Guerra do Paraguai enlouquece no campo de batalha, volta ao Rio e encontra uma cidade em grande transformação. Ele é um homem, ou um caranguejo, ou um soldado, ou um operário. Mergulhado na guerra, sofre um colapso; de volta à cidade onde nasceu, encontra um Rio de Janeiro em convulsões urbanísticas – uma cidade, para ele, irreconhecível e com sabor de exílio. Ele procura o Mangue – a parte da cidade então chamada Rocio Pequeno, hoje a Praça 11 - e se emprega na construção do canal que representou a primeira grande obra de saneamento do Rio. Mais uma vez é presa de uma crise – abandona tudo, vaga pela noite, mergulha no delírio. Apanhado por uma tempestade dessas tão conhecidas dos cariocas, torna-se enfim um caranguejo. Mais duas referências se impõem na proposta de Caranguejo Overdrive – a primeira, a do Manguebeat de Chico Science, uma fusão de música eletrônica e tambores de maracatu. Mais uma vez, a música em cena compõe a performance, com Felipe Storino (guitarra e direção musical) à frente. São todas canções/trilhas originais, dialogado com a performance dos atores.

Sobre o grupo
Ancorada a princípio nas relações entre teatro e literatura, a Aquela Cia. – nascida da reunião de artistas vindos das várias escolas de teatro do Rio – montou em 2005 o “Projeto K” (a partir da vida e obra de Franz Kafka); vieram em seguida “Sub: Werther”, “Lobo nº1 [A Estepe]”. Em 2011, a linha de trabalho passou a investigar a relação entre teatro, música e espetacularidade, com “Outside”, um musical noir, “Cara de Cavalo” e “Edypop”.

Palco Giratório
Em sua 20ª edição, o Palco Giratório, projeto nacional do Sesc já consolidado no cenário cultural brasileiro, conta com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais. Até o final deste ano, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos, seminários e intercâmbios artísticos, percorrendo todo país e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país.

Ficha técnica “Caranguejo Overdrive”
Texto - Pedro Kosovski 
Direção - Marco André Nunes 
Elenco - Carolina Virgüez, Alex Nader, Matheus Macena, Eduardo Speroni, Ravel Andrade
Músicos - Pedro Nego, Mauricio Chiari, Samuel Vieira
Direção Musical - Felipe Storino Iluminação - Renato Machado
Produção - Núcleo Corpo Rastreado
Realização - Aquela Cia de Teatro
Classificação etária: 16 anos



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .