Palco Giratório Sesc promove apresentações e oficinas com a bailarina carioca Denise Stutz


26/07/2017 - Atualizado em 26/07/2017 - 264 visualizações

De 26 de julho a 10 de agosto, a bailarina Denise Stutz, do Rio de Janeiro, realiza turnê por Santa Catarina pelo Palco Giratório Sesc, com apresentações gratuitas e oficinas. Ela encena o espetáculo “Finita” em Joinville (26/07), São Bento do Sul (28/07), Três Barras (30/07), Jaraguá do Sul (01/08), Blumenau (03/08), Itajaí (06/08) e Florianópolis (09/08) e ministra a oficina “Corpo Presente” em Canoinhas (29/07), Itajaí (05/08) e Florianópolis (08/08). Na Capital, a programação integra o 13º Festival Palco Giratório, que recebe também o espetáculo “3 Solos e 1 Tempo” (10/08).

O solo “Finita” surge da necessidade de compreender e suportar a ausência. Entender o movimento naquele que observa, naquela que falta. A presença que se estabelece a partir da ausência do outro, o desaparecimento, o esquecimento. A pesquisa teve como ponto de partida uma carta enviada pela mãe da artista, com essa inspiração a arquitetura cênica do teatro é utilizada para elaborar o conceito de perda e trabalhar os temas do envelhecimento e da ausência sob a perspectiva da dança. A classificação etária é de 14 anos​. A programação detalhada pode ser consultada em: http://www.sesc-sc.com.br/evento/3564/null.

O espetáculo “3 solos em 1 tempo”, encerra a turnê da artista pelo Estado, no dia 10 de agosto, às 20h, no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis, no Festival Palco Giratório. Denise Stutz lança-se num solo autobiográfico, em que apresenta com particular entrega e emoção a sua história da dança. Através do seu corpo, somos guiados pelos movimentos que marcaram a dança contemporânea no Brasil – os de Denise e os de outros coreógrafos. A memória do corpo, a sua relação com a identidade e a forma como tudo isto é inscrito no espaço e se relaciona com o público transformam-se num solo composto por três outros solos de enorme delicadeza. A classificação etária é de 14 anos.

A oficina “Corpo Presente” tem o objetivo de ampliar a consciência do corpo e a partir desta consciência tentar entender e criar o sentido ao movimento no tempo e no espaço. Propõe a experimentação de um corpo que se move a serviço da imaginação e dos sentidos, impulsionado por imagens, associações e memórias. Jogos corporais estabelecem relações e ampliam a percepção do que nos rodeia: o espaço, o tempo, os outros. A oficina é voltada para bailarinos atores e estudantes do corpo e de artes cênicas. As inscrições estão abertas nos espaços Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc em Canoinhas Itajaí e Florianópolis e o valor pode ser consultado em
http://www.sesc-sc.com.br/evento/3596/null.

Denise Stutz iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975 junto com outros 10 bailarinos fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Foi professora do curso técnico da Escola Angel Vianna. A partir de 2003 começou a desenvolver seu próprio trabalho solo, apresentando-se no Brasil, França, Espanha, Portugal, Austrália, Alemanha e Cabo Verde.

Sobre o Circuito Nacional Palco Giratório:
Em sua 20ª edição, o Palco Giratório, projeto nacional do Sesc já consolidado no cenário cultural brasileiro, conta com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais. Até o final deste ano, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos, seminários e intercâmbios artísticos, percorrendo todo país e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país. 




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .