Museu de Florianópolis Sesc recebe a 22ª Semana Nacional de Museus

Apresentações artísticas, visitas mediadas e oficinas são algumas atividades que acontecerão gratuitamente de 15 a 19 maio


08/05/2024 - Atualizado em 14/05/2024 - 328 visualizações

22ª Semana de Museus acontece em Florianópolis 

O Museu de Florianópolis Sesc participa da 22ª Semana Nacional de Museus. A iniciativa é uma proposta do Conselho Internacional de Museus para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Neste ano, o tema no Museu será Educação Ambiental, com a proposta de apresentar uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. 

A programação da 22ª Semana Nacional de Museus contará debates, rodas de conversas, exibição de documentários e curtas infantis, exposições temáticas, apresentações culturais, oficinas e visitas mediadas. As atividades são gratuitas e é necessário apenas retirar a pulseira de identificação na recepção do Museu. 

Semana Nacional 

O mote da temporada de eventos em celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) é definido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Após essa definição, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) mobiliza os museus brasileiros a se inspirarem para a programação dos eventos para a Semana Nacional de Museus, a partir da temática escolhida. 

 A 22ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros. 

Confira a programação abaixo

15 de maio
10h - 14h | Projeto Naturescer: vivências brincantes na Praça XV

A vivência Naturescer na Semana Nacional dos Museus será uma experiência de educação ambiental que se dá através do corpo, dos sentidos e da percepção sutil de si mesmo, dos outros, da natureza que somos. Brincando e percebendo as formas, cores, sons, vamos vivenciar a natureza que habita a Praça XV, compreendendo e observando a diversidade de seres vivos e a natureza que (re)existe no Centro da cidade.

15 de maio 
15h | Exibição de curtas infantis

Curtas a serem exibidos: Nonna (2021); A baleia mágica (2022); Esquadrão do Mar Azul – Parece, mas não é! (2023); Ilha do lixo (2023).