Artes cênicas
Entre os dias 3 e 11 de agosto, o Teatro Sesc Itajaí foi palco de uma vibrante celebração das artes cênicas com a Mostra Palco Giratório. O evento, promovido pelo Sesc, trouxe para Santa Catarina uma rica programação que incluiu quatro espetáculos do circuito nacional, uma performance local, e dois Pensamentos Giratórios – debates e intercâmbios culturais que enriqueceram ainda mais a experiência.
Ao longo dos cinco dias de mostra, 415 pessoas, de todas as idades, acompanharam as apresentações gratuitas de teatro, dança e circo. Além dos espetáculos, a programação formativa, que envolveu debates e intercâmbios culturais, foi realizada no Sesc e na Itajaí Criativa. Esses momentos permitiram uma troca rica entre artistas e público, promovendo uma reflexão mais profunda sobre as artes cênicas e sua importância cultural..
Depoimentos que celebram a experiência
Os espectadores do Palco Giratório expressaram sua gratidão e entusiasmo pelos momentos vividos. Sabrina Silveira, cliente do Sesc Itajaí, destacou o impacto positivo do espetáculo da Cia Trupe Lona Preta em seu filho de 3 anos.
"As memórias afetivas geradas e o poder de encantamento proporcionado ao meu filho foram inesquecíveis. A experiência foi mágica e marcou positivamente o desenvolvimento e a imaginação dele. Por dias, o vejo brincando e cantarolando a música apresentada e ensinada ao público no início do espetáculo! Muito obrigada por oferecerem momentos tão enriquecedores e memoráveis!"
Angela Santos da Fonseca também compartilhou seu entusiasmo, ressaltando a qualidade das apresentações e o impacto cultural do evento.
"Os espetáculos trouxeram uma verdadeira imersão em cultura e puro deleite, onde onde pudemos apreciar artistas de diferentes lugares e ouvir suas narrativas. Destaque para a peça “A fábrica dos ventos”, que em sua pureza, nos fez rir, sonhar e refletir. As emoções, a experiência estética, pura alegria e muita magia, representando o maior valor que o teatro possui, a capacidade de fazer a gente voltar no tempo ou ir além. As biografias de artistas e personagens sendo representados no palco trazem a importância do reconhecimento de pessoas que fizeram parte do passado e ajudaram a construir esse momento. Dois espetáculos com artistas incríveis em momentos sublimes de pura dedicação, em peças diferentes, de dois estados distantes (MA e SC) na geografia, mas tão perto nos sentimentos. Só temos a agradecer ao Sesc Itajaí e a sua grandiosa equipe pelo afeto, acolhimento e dedicação, por ter proporcionado momentos surpreendentes e de grande sensibilidade."
A Luísa Monteiro, produtora do Grupo Maria Cutia, de Belo Horizonte (MG), que apresentou o espetáculo "Mundos - Uma Viagem Musical pela infância dos Cinco Continentes" também deixou um recadinho.
"Em nome do Maria Cutia gostaria de agradecer imensamente carinho do Sesc Itajaí com a gente, além de todo respeito e cuidado com o nosso trabalho. Nossa experiência em Itajaí foi ótima, saímos com muitas boas memórias. Foi um prazer trabalhar com vocês!"
Um sucesso que respalda o valor da cultura
A Mostra Palco Giratório reafirma o compromisso do Sesc com a promoção e democratização da cultura, oferecendo uma plataforma para o diálogo e a apreciação das artes cênicas. Com um público envolvido e satisfeito, o evento se mostrou um sucesso, destacando a importância de iniciativas que levam cultura de qualidade a diferentes regiões do país. Com uma programação diversificada e uma equipe dedicada, o Palco Giratório continuou a encantar e a inspirar, comprovando que a arte, quando acessível, tem o poder de transformar e enriquecer vidas.
Clique após a apresentação do espetáculo "Maria Firmina dos Reis, Uma Voz Além do Tempo" do Núcleo Atmosfera de São Luís/MA. Foto de Bruno Golemba