Sonora Brasil
Chega ao estado de Santa Catarina mais uma edição do Sonora Brasil, projeto nacional do Sesc que tem como objetivo desenvolver programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira. No biênio 2024/2025, a temática “Encontros, tempos e territórios” destaca um aspecto fundamental do Sonora Brasil, que é o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes.
Ao entender a música como produto de tempo e território que reflete e dialoga com a sociedade e tempos históricos, a curadoria partiu de uma representatividade das cinco regiões do Brasil e do conceito de intergeracionalidade e diálogos entre tradição e contemporaneidade, local e universal para convidar um grupo diverso de 20 artistas para se unirem em dez duplas e criarem espetáculos inéditos para o projeto.
Os encontros mostram a relação entre tempos históricos e territórios nas criações artísticas e trazem em suas músicas, paisagens de territórios a relação com diferentes movimentos musicais da música popular brasileira nas cinco regiões do país.
Em Lages, as apresentações acontecem na Pousada Rural Sesc Lages e em Criciúma, no Auditório Sesc Criciúma. Mais informações no "saiba mais" de cada evento,
Neste ano Santa Catarina receberá os seguintes grupos:
Chau do Pife e Andréa Laís
Representando a região Nordeste, Chau do Pife, virtuoso que rompe as fronteiras tradicionais desse instrumento musical e a jovem cantora Andréa Laís com sua ancestralidade representam a força da música alagoana.
Cronograma:
11 de agosto em Lages
12 de agosto em Criciúma
Fernando César e Tiago Tunes
Representando a região Centro-Oeste, de Brasília, o veterano violonista Fernando César herdeiro da primeira geração de Chorões de Brasília, se une ao novo prodígio do bandolim Tiago Tunes, para mostrarem a tradição e renovação do Clube do Choro de Brasília e força deste gênero musical tão importante na música instrumental brasileira.
Cronograma:
24 de agosto em Lages
25 de agosto em Criciúma
Bado, Banda Quilomboclada e Sandra Braids
Representando a região Norte, de Rondônia, o veterano cantor e compositor de MPB e referência da região, Bado, se une a Banda Quilomboclada, e ao rap de Sandra Braids para apresentarem a MPBera, movimento em defesa de uma identidade própria rondoniense que revaloriza a identidade ribeirinha, através do termo local beradero.
Cronograma:
12 de setembro em Lages
13 de setembro em Criciúma