Inovação e capacitação
O Hub SC Criativo do Sesc Ler Tijucas segue transformando ideias em realidade. Em sua segunda edição, iniciada em junho de 2025 e com atividades até outubro, o projeto já mostra resultados concretos: alunos que participaram das formações tiveram projetos contemplados em editais públicos de fomento à cultura, colocando em prática o que aprenderam em sala de aula.
Com sua primeira edição ocorrida em 2024, o Hub SC Criativo de Tijucas tem como objetivo criar e desenvolver ambientes de capacitação, inovação e profissionalização de gestores, produtores, artistas, agentes culturais, mestres e produtores da cultura popular. A proposta focaliza em gestão, produção, elaboração de projetos artísticos e culturais, sempre com vistas ao desenvolvimento da economia criativa local.
As formações abordam conteúdos como modelagem de projetos artísticos e culturais; produção de bens culturais (materiais e imateriais); gestão de atividades, grupos e eventos; educação financeira; economia cultural catarinense; economia criativa e inovação; fomentos do mercado cultural; e desenvolvimento artístico, cultural e socioeconômico local.
Teoria colocada em prática
Além do conteúdo teórico, o Hub promove exercícios práticos, nos quais os alunos trazem suas próprias ideias de projetos para serem debatidas e aperfeiçoadas coletivamente. Esse processo já resultou em conquistas reais para os participantes.
A artista visual e curadora Danielle Celucci Shimooka retornou às ações formativas em 2025, após ter tido uma experiência positiva na edição de 2024. Desta vez, em parceria com a artesã Luciana Alvisi, também inscrita no Hub, produziram um projeto e juntas conquistaram recursos da PNAB no município de Tijucas. Danielle destaca:
“Meu projeto para a PNAB de Tijucas foi contemplado e estou muito feliz. Chamei a Luciana, que conheci através do HUB para participar e em breve colocaremos em prática a nossa ideia! Só tenho a agradecer ao Sesc e a todos os professores e parceiros do HUB. Se não fosse por vocês e por esta capacitação, não teria conseguido. Durante as aulas podemos estudar e conhecer um pouco mais sobre as dificuldades que os municípios vêm enfrentando e termos insights para criação de novos projetos que visam promover a reintegração cultural entre os artistas e moradores. Além do estudo e prática, pudemos trocar experiências e vivências que são primorosos a quem vive de arte e produção cultural. É um trabalho muito importante o que estão fazendo. Este é meu segundo HUB consecutivo, quase sem faltar em nenhuma aula. Tem valido muito a pena! ”
Formação gratuita e professores renomados
O curso é oferecido de forma totalmente gratuita à comunidade, com professores de reconhecida trajetória na área cultural: Dio Adelino e João Daniel, do Pontão de Cultura Casa Ação Cultural (Tijucas); Michel França, da empresa Maf Economia Criativa (Florianópolis); e Denílson Antônio, coordenador de arte da Fundação Cultural Badesc (Florianópolis).
Segundo Felipe Matos, técnico de cultura do Sesc Tijucas, “o projeto não apenas oferece um espaço de fruição cultural, mas é, sobretudo, uma oportunidade de ação, de criação, experimentação e trocas criativas, interligando agentes culturais locais que muitas vezes se sentem desarticulados. O Hub estimula redes de colaboração capazes de tirar do papel as ideias e transformá-las em ações com impacto direto para a comunidade”.
Inscrições abertas
Inscrições abertas Quem não se inscreveu, ainda pode participar. As aulas acontecem em dias específicos, sempre a partir das 19h. Para consultar o calendário completo de aulas e realizar sua inscrição, basta acessar clicar no botão abaixo.
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 50 espaços de atendimento em 37 cidades, sendo: 33 unidades operacionais, dez unidades Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um Museu e um Centro Cultural, além de seis Unidades Móveis, redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários