Galeria do Sesc Jaraguá do Sul recebe exposição "Alma Morada” de Lela Martorano


Escutar a Notícia

30/10/2025 - Atualizado em 31/10/2025

Rede Sesc de Galerias 

No dia 06 de novembro (quinta-feira), às 19h, acontece a abertura da exposição "Alma Morada” de Lela Martorano, na Galeria de Arte do Sesc Jaraguá do Sul, com a presença da artista. A mostra é um registro poético e afetivo que apresenta a arquitetura típica da Serra catarinense, através de fotografias, destacando as casas de madeira, do município de São Joaquim e região. O objetivo é contribuir e educar, através da arte, as novas gerações para a valorização e preservação do patrimônio arquitetônico como memória popular e identidade da região serrana, que possui um panorama único na cultura catarinense e brasileira.

Lela Martorano utiliza a fotografia como linguagem desde 1997, para refletir sobre a passagem do tempo e questionar a capacidade da memória em guardar as lembranças e recordações de forma objetiva. Através do procedimento de apropriação e da exploração implacável da imagem e sua projeção, a artista faz um cruzamento de tempos e histórias, discutindo o papel da fotografia como registro, explorando seus limites materiais e expondo sua fragilidade. A artista nasceu em São Joaquim, em 1974. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Lela Martorano é doutora em "Linguagens e Poéticas na Arte Contemporânea” pela Universidade de Granada/Espanha e pós-graduada em Poética e Linguagem da Dança pela Faculdade Regional de Blumenau – FURB.

A exposição  "Alma Morada” entra em cartaz pelo projeto Rede Sesc de Galerias. A visitação é gratuita e acontece de 07/11 a 16/12, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Os agendamentos de escolas e visitas mediadas pode ser feitos pelo WhatsApp (47) 3275-7806. O Sesc Jaraguá do Sul fica na Rua Jorge Czerniewicz, 633.

Texto de apresentação

“A casa é nosso espaço no mundo. Nosso universo primário. É, na verdade, um cosmos”. Disse o filósofo francês Gaston Bachelard que a imagem da casa é a topografia do nosso ser mais íntimo, e que a alma é uma morada onde habita o inconsciente. "Alma Morada" é um registro poético e afetivo de Lela Martorano, artista visual que fez de sua trajetória profissional um incessante projeto de pesquisa sobre memória e imagem.

Por meio do Instagram – onde criou o perfil @alma_morada_sj – a artista apresenta a arquitetura típica da região serrana, destacando precisamente as casas de madeira, construções populares da sua terra natal: o município de São Joaquim. Esse tipo de construção é denominada tecnicamente como “arquitetura vernacular”, ou seja, a arquitetura influenciada por condições geográficas, climáticas e aspectos culturais específicos.

No caso de São Joaquim – “a cidade mais fria do Brasil” – as construções de madeira aparentam singeleza e simplicidade, mas são guardiãs de um grande valor patrimonial: carregam em si a imagem e a identidade da região, importante conhecimento passado de geração em geração, como o encaixe perfeito das tábuas de madeira, o desenho das fachadas (com suas portas e portões muitas vezes laterais para aplacar o vento), a distribuição dos cômodos internos (com protagonismo para a cozinha, onde um fogão à lenha está em permanente funcionamento para aquecer os ambientes, cozinhar os alimentos e esquentar a água para as torneiras), as cores vivas das paredes contrastando com o cinza do inverno. Essas casas protegem seus habitantes e preservam um modo de viver.

Em "Alma Morada" recupera-se parte de uma rica e maltratada tradição – a memória cultural desse povo que vive nas alturas do Brasil –  e constrói-se uma referência de nossa própria existência. Pois, como diz Bachelard, quando nos lembramos das nossas casas e aposentos – representação de nossa memória, lembranças e esquecimentos – , aprendemos a “morar” em nós mesmos.

Galeria de imagens

Galeria GRADE - Incluir Imagens

Alma Morada, de Lela Martorano

Alma Morada, de Lela Martorano

Alma Morada, de Lela Martorano

Sobre o Sesc-SC

O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.

A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .