Exposições Temporárias do Museu de Florianópolis já receberam mais de 77 mil pessoas

Interatividade e tecnologia mostram a história e cultura da cidade


14/12/2023 - Atualizado em 18/12/2023 - 910 visualizações

Exposições temporárias trazem interatividade e cultura da cidade

O Museu de Florianópolis é um local onde se encontra tecnologia, cultura e história da cidade. A estrutura conta com salas que mostram diversos aspectos do passado, presente e do futuro com muita interatividade. Entre essas salas, a de Exposição Temporária chegou à marca de 72 mil pessoas que passaram por ela nos últimos dois anos.   

Os temas das projeções interativas mudam a cada 6 meses com assuntos da cidade. Já passaram pela sala exposições como “Boi de Mamão”, Leão da Ilha x Furacão do Estreito”, “Invasão espanhola 1777” e “Na natureza que aqui habita”.   

Ao longo dessas exposições, os visitantes puderam conhecer mais de histórias locais e ainda interagir por meio uma sala tecnológica. A gerente do Museu, Selma Junkes, destaca a importância da sala. “As pessoas podem conhecer mais a história e a cultura da nossa cidade, além de vivenciar uma experiência interativa. Para ano que vem, o nosso planejamento é lançar um “museu para crianças” e uma exposição sobre cartografia”, destacou. 

Parceria com Cafundó Estúdio Criativo 

Todas as exposições temporárias têm a concepção expográfica da Cafundó Estúdio Criativo. “A nossa parceria com a Cafundó sempre busca uma experiência nova para os visitantes sem perder a essência de um museu da cidade”, explicou a museóloga do Sesc-SC, Cristina Maria Dalla Nora.   

O diretor de inovação e comercial da Cafundó Estúdio Criativo, Leonardo Minozzo Bassotto, fala sobre o trabalho desenvolvido. “Todas as exposições foram desenvolvidas a várias mãos da Cafundó e do Sesc. Então ter essa liberdade de construir junto com a equipe é fundamental para que o resultado saia da melhor maneira”, disse. 

Ele ainda destacou que "é muito legal ter um espaço aqui no Museu, um local onde contamos a história, mas também refletimos sobre o futuro de uma maneira interativa e tecnológica”, falou. 

Boi de Mamão

A primeira exposição temporária trouxe a dança folclórica de Florianópolis. Os visitantes puderam colorir os principais personagens do Boi de Mamão e dar vida a eles em apresentação visual disponível na exposição.