Documentário “Últimas Conversas” fomenta a reflexão e debate na próxima edição do “Diálogos Urgentes”, em 31/05


22/05/2017 - Atualizado em 01/06/2017 - 576 visualizações


O documentário “Últimas Conversas”, último da carreira de Eduardo Coutinho, um dos mais importantes cineastas brasileiros, permeará os debates da próxima edição do projeto Diálogos Urgentes, realizado pelo Sesc em Santa Catarina, no dia 31 de maio. O evento ocorre toda última quarta-feira do mês, com sessões comentadas de filmes contemporâneos que trazem temas atuais e pertinentes ao momento. A programação é gratuita e acontece nos teatros do Sesc em Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Laguna, às 19h. Após as sessões, haverá conversas com convidados ligados ao tema do filme e comunidade, para fomentar a reflexão através do cinema. A programação detalhada está disponível em http://ww2.sesc-sc.com.br/evento/3231/null.

Em “Últimas Conversas”, o diretor entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre as suas vidas atuais e expectativas para o futuro. A obra traça um mosaico de uma parcela da juventude brasileira e aborda temas como religião, falência da educação tradicional, bullying, assédio sexual, racismo e amor. Coutinho faleceu antes de finalizar o filme e o projeto foi assumido pela montadora Jordana Berg e pelo cineasta e produtor João Moreira Salles.

O projeto Diálogos Urgentes iniciou em abril e segue até novembro, com o objetivo de favorecer o diálogo entre grupos, coletivos, agentes, estudantes e sociedade. As obras audiovisuais selecionadas para exibição levantam temáticas como loucura e arte, bullying, racismo, mobilidade urbana, feminismo, ditadura militar, formação do indivíduo, entre outros, que serão debatidos por convidados ligados aos assuntos e comunidade.

“Com esta ação, o Sesc abre um espaço de diálogo na sociedade. As temáticas em pauta se tornam cada vez mais urgentes de serem debatidas, para que a reflexão traga novos horizontes ao mundo contemporâneo. Promover essas discussões, por meio do cinema, estimula o cidadão no que diz respeito ao desenvolvimento da sua percepção do mundo e incentiva a formação de uma consciência crítica”, declara Maria Teresa Piccoli, gerente de Cultura do Sesc/SC.

CALENDÁRIO “DIÁLOGOS URGENTES” ATÉ AGOSTO
Programação sujeita a alterações

31 de maio: “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho
Sinopse: O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre a suas vidas atuais e expectativas para o futuro. Direção: Eduardo Coutinho; Gênero:  Documentário; Nacionalidade: Brasil.

28 de junho: “Bike Versus Cars”, de Fredrik Gertten
Sinopse: Em tempos de uma crise generalizada, é necessário relacionar algumas discussões no que tange ao clima, recursos naturais e cidades. A indústria automobilística cresce desenfreadamente. Ciclistas militantes buscam mudanças radicais na mobilidade das grandes cidades. As diferenças no uso de bicicletas e de carros são gritantes em comparação entre algumas cidades, como São Paulo e Copenhague. Direção: Fredrik Gertten; Gênero: Documentário; Nacionalidade: Suécia.

26 de julho: “Que bom te ver viva”, de Lucia Murat
Sinopse: Ex-presas políticas da ditadura militar brasileira analisam como puderam enfrentar as torturas e prisões, relatando as situações e como sobreviveram à esse período, onde delírios e fantasias são recorrentes. O filme intercala cenas documentais com um monólogo ficcional, que é um amálgama dos relatos e das memórias dessas corajosas mulheres. Direção: Lucia Murat; Gênero: Drama, Documentário; Nacionalidade: Brasil.

30 de agosto: “O começo da vida”, de Estela Renner
Sinopse: Uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. Direção: Estela Renner; Gênero: Documentário; Nacionalidade: Brasil
Obs. Neste dia, não haverá sessão em Florianópolis.

Mais informações:

Sesc em Chapecó – Rua Brasília, 475-D – J. Itália (49) 3319.9100

Sesc em Florianópolis (Prainha) – Travessa Syriaco Atherino, 100 - Centro, (48) 3229.2200

Sesc em Itajaí – Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro (47) 3249.3850

Sesc em Jaraguá do Sul – Rua Jorge Czerniewicz, 633 (47) 3275.7800

Sesc em Joinville – Rua Itaiópolis, 470 – Centro (47) 3441.3300

Sesc em Lages – Av. Dom Pedro II, 1693 (49) 3222.3936

Cine Teatro Mussi em Laguna – Rua Osvaldo Cabral, 165 – Centro Histórico (48) 3644.0152  


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .