Rede de Bibliotecas Sesc promove a 2ª edição do Biblioteca Inquieta


18/10/2023 - Atualizado em 20/10/2023 - 3312 visualizações

Participe do Biblioteca Inquieta 

A Rede de Bibliotecas do Sesc-SC promove, de 23 a 27 de outubro, mais uma edição do Biblioteca Inquieta. O evento gratuito acontece durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com o tema: “Território de Poesia”.

O público poderá participar de atividades com a presença de diversos artistas, que vão utilizar o espaço da Biblioteca para promover apresentações, debates, exposições, intervenções, oficinas, entre outras ações. A programação é voltada para todas as idades e contará com ações mediadas pelos artistas e equipe da Biblioteca do Sesc-SC. Programação completa neste link.

Território de Poesia 

O evento terá a poesia catarinense como referência para proporcionar múltiplas experiências, interpretações e interlocuções, a partir do acervo das Bibliotecas e seu diálogo com as demais linguagens artísticas. Uma oportunidade de transitar pelas bibliotecas, para além das páginas dos livros e conhecer a poesia nas diversas expressões artísticas em que ela pode se manifestar.

A poesia catarinense já revelou grandes escritores como Cruz e Sousa, Lindolf Bell, Alcides Buss, Eglê Malheiros, Bento Nascimento, Maura de Senna Pereira, e presencia atualmente um grande crescimento na sua produção e disseminação, seja pelas redes sociais dos poetas, em livros publicados ou em eventos como saraus, festivais e o movimento Slam, que revela a potência da poesia de improviso.

Para mediar este encontro entre a literatura e o público, que é a proposta do Biblioteca Inquieta, artistas são convidados a utilizar o espaço da biblioteca como suporte para promover apresentações, debates, exposições, intervenções, oficinas, entre outras ações.

O evento terá programação para todas as idades e em diversos horários, com ações mediadas pela equipe da Biblioteca do Sesc, e com a presença de muitos autores e autoras catarinenses nos debates, encontros de clube de leitura e oficinas, como: Elisa Tonon, Telma Scherer, Carlos Henrique Schroeder, Ana Oliveira, Patrícia Galelli, Fernando Vojiniak, Juliana Ben, Nestor Varella, Demétrio Panarotto, Talita Coelho, Katherine Funke, Denise Patrício, Ida Mara Freire, Jaqueline Silveira, Nana Toledo, Fábio Aguiar, Thiago Dreveck, Tiago Iraton da Silva e Nicole Wafe entre outros.

Confira alguns dos participantes do Biblioteca Inquieta a seguir

A poeta e professora de Literatura, Elisa Tonon, vai participar do bate-papo e oficina de escrita poética, no Sesc em Palhoça. Foto: Elisa Tonon

A literatura produzida por jovens artistas e difundida na forma de poesia falada, também estará fortemente presente com a participação do poeta Preto Lauffer, Mana Moa, Dkg Dekilograma, Loba Barreto e outros nomes conhecidos do movimento Slam.

O poeta, pedagogo e produtor cultural, Preto Lauffer, vai fazer falar sobre Literatura periférica e spoken word na Casa Rosa de Laguna.

Também faz parte da programação do Biblioteca Inquieta exposições artísticas. O Sesc Balneário Camboriú recebe uma mostra da exposição "Pensamento gráfico: Cleber Teixeira e a Editora Noa Noa”, com curadoria de Tina Merz; em Chapecó, "Silêncio é Biblioteca", com Manon Alves; em Concórdia, "Cama de Gato: o fio da palavra”, com Renata Gaertner; em Criciúma, "Deslocamentos Poéticos”, com Beatriz Kertering Tramontim; "Primeiros de Abril”, obras das artistas plásticas locais Suyan de Melo e Laura Burigo e “Ruptura”, da artista visual Júlia G. Danielski, em Tubarão.

Balneário Camboriú recebe uma mostra da exposição "Pensamento gráfico: Cleber Teixeira e a Editora Noa Noa”, com curadoria de Tina Merz. Foto: Instituto Casa Cleber Teixeira

Em Rio do Sul terá uma apresentação de rap e intervenção com Grafite na Biblioteca com Lucas Brito, e em Tubarão a intervenção poética "Poesia Viva” com Graciela Simoni vai circular pelo Sesc e pelas ruas do Centro de Tubarão.