Mostra Sesc de Cinema promove circuito de exibição e debate do filme “Notícias da Lua”


Escutar a Notícia

11/11/2025 - Atualizado em 11/11/2025

Cinema catarinense em destaque

Reconhecida como uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente brasileiro, a VIII Mostra Sesc de Cinema (MSDC) apresenta o Circuito de Exibição e Debate do filme "Notícias da Lua", representante de Santa Catarina no Panorama Brasil. A programação começa no dia 14/11 em Brusque e segue para Joinville (15/11), Chapecó (17/11) e Lages (18/11). Em todas as sessões, o público poderá participar de debates com o diretor Sérgio Azevedo, natural de Brusque, e o ator Otávio Augusto, que faz uma participação especial no curta-metragem.

"Notícias da Lua" narra a história de Luã, um menino de 10 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e hiperfoco em astronomia. Ao lado do zelador Astor, seu parceiro de jornada imaginária, Luã investiga o misterioso sumiço da Lua, em uma narrativa sensível que une arte, ciência e inclusão.

Filmado em Criciúma, em outubro de 2024, o curta-metragem é inédito e carrega uma mensagem poderosa para os adultos: de forma sensível, apresenta o universo do autismo sem reduções, rótulos ou comparações. E para além do drama apresentado nas telas, a produção foi corajosa e inclusiva, ao selecionar uma criança autista para viver o personagem principal, o menino Luã.

Otávio Augusto como ator convidado

Com 60 anos de carreira, Otávio Augusto dá vida a Astor, um zelador de escola fascinado por ciência e astronomia. É ele quem conduz o protagonista, o menino Luã, por uma jornada de aventuras, com o objetivo de descobrir o que aconteceu com a lua. Juntos, os dois mergulham em um contexto de inocência e ludicidade, de encontros, entendimentos e novas descobertas. 

“Eu acho que a preocupação maior do diretor com esse roteiro é o fato de se tocar no tema de uma maneira mais humana. Isso é uma questão de compromisso humano, de entender o que é, como é, como se deve tratar. Então, isso me cativou. O filme traz o que o ser humano esquece muito, que é a ternura e o afeto. Essas coisas são partes muito importantes de uma convivência”, disse Otávio Augusto, por ocasião das filmagens. 

Protagonista é interpretado por criança autista

O menino brusquense Davi Burg, 12 anos, foi escalado para viver Luã, um menino autista com hiperfoco em astronomia. Assim como o personagem, Davi faz parte do espectro e passou por uma seletiva para conquistar o papel. Este é seu primeiro trabalho artístico. Sem nenhuma experiência, ele encarou o desafio de contracenar com um dos maiores nomes da teledramaturgia, do cinema e do teatro nacional. 

Para se adaptar à rotina de filmagens, alguns encontros virtuais foram agendados com o diretor, Sérgio Azevedo. O menino também teve a oportunidade de repassar o roteiro antecipadamente com Otávio Augusto, por meio de vídeo-chamadas.

“Davi recebeu o diagnóstico de autista aos dois anos. Toda a sua primeira infância foi marcada por um processo intenso de terapias e estimulação. A fala, no entanto, veio apenas aos cinco anos. Desde cedo, ele manifestou interesse pelas artes e sempre chamou a atenção nas apresentações escolares. É um menino simples e carinhoso, que sonhava em ser ator e que viveu com alegria essa oportunidade”, conta a mãe, Guédria Motta.

Diretor faz parte do espectro

“Notícias da Lua” é inspirada em uma vivência de infância do diretor, Sérgio Azevedo. Por volta dos 10 anos, ele visitou o Observatório Astronômico de Brusque e ficou fascinado pelos planetas. Voltou para casa e construiu sua própria maquete do Sistema Solar, compartilhando o conhecimento aprendido com as crianças da vizinhança. 

Duas décadas depois, compreendeu melhor seus interesses acentuados por temas específicos. Com o laudo tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Sérgio agora compreende bem seus hiperfocos.

Mostra Sesc de Cinema

Importante ação de valorização e difusão do audiovisual nacional, a Mostra Sesc de Cinema promove o acesso a audiovisuais independentes e a formação de público. Nesta edição, foram inscritos 2.145 filmes dos mais diversos lugares do Brasil, maior número recebido dentre todas as anteriores. Desses, 268 foram selecionados para exibição nas mostras nacional, estaduais e infantojuvenil, para circular por diversos estados ao longo de 12 meses, com quase R$ 200 mil em licenciamentos.

Sobre o Sesc-SC

O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.

A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .