Confira os filmes em cartaz no África no Cinema para os próximos meses

Projeto é apoiado pelo Sesc e Aliança Francesa de Florianópolis e coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África da UFSC


24/07/2024 - Atualizado em 24/07/2024 - 1045 visualizações

Sesc, Aliança Francesa e Laboratório de Estudos em História da África da UFSC promovem o África no Cinema 

O Sesc Prainha, em Florianópolis, recebe nos próximos meses o projeto África no Cinema. A iniciativa vai apresentar filmes com diretores africanos, produção africana e/ou com filmagens na África. Após as exibições das produções, a atividade promoverá debate sobre o filme e temas abordados. Confira as sinopses. 

O próximo filme em exibição pelo África no Cinema será Árvore sem Fruto, na próxima terça-feira, 30/07, às 19h, no Sesc Prainha, em Florianópolis. Saiba mais na agenda do Sesc.  

Mais detalhes do África no Cinema 

África no Cinema 

O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e/ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema.    

O LEHAf – UFSC realiza a curadoria mensal dos filmes que são exibidos a partir da plataforma de filmes do Institut Français. O projeto conta com a parceria da Aliança Francesa de Florianópolis e do Sesc Santa Catarina. Após a exibição do filme, a equipe que conduz o projeto realiza no mesmo espaço de exibição uma roda de conversa sobre o filme e/ou temas correlatos.

Confira a agenda do África no Cinema

A árvore sem fruto  - 30/07 - 19h  
L'Arbre sans fuit Níger, França | 2016 | 52min | Documentário| 16 anos   Áudio: Francês | Legendas: Português   Direção: Aïcha Macky

Sinopse: Casada, mas sem filhos, Aïcha encontra-se numa situação que é totalmente ‘’fora do comum’’ no seu país. Mas no Níger, como em qualquer outro lugar no mundo de hoje, há problemas com a infertilidade. Dirigindo seus questionamentos à sua mãe que morreu no parto, a diretora explora com delicadeza os sofrimentos escondidos das mulheres e quebra os tabus. O espectador caminha ao lado de Aïcha no Níger, uma mulher entre as mães. 

Sobre a Diretora: Aïcha Macky é documentarista. Com duas curtas e duas longas-metragens a seu crédito, esta jovem cineasta nigeriana destila um trabalho empenhado, defendendo em particular a emancipação das mulheres na África Subsaariana. Seu trabalho foi reconhecido pela crítica internacional.