Confira os filmes em cartaz no África no Cinema para os próximos meses

Projeto é apoiado pelo Sesc e Aliança Francesa de Florianópolis e coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África da UFSC


30/04/2024 - Atualizado em 30/04/2024 - 691 visualizações

Sesc, Aliança Francesa e Laboratório de Estudos em História da África da UFSC promovem o África no Cinema 

O Sesc Prainha, em Florianópolis, recebe nos próximos meses o projeto África no Cinema. A iniciativa vai apresentar filmes com diretores africanos, produção africana e/ou com filmagens na África. Após as exibições das produções, a atividade promoverá debate sobre o filme e temas abordados. Confira as sinopses. 

O próximo filme em exibição pelo África no Cinema será Burning Casablanca, na próxima terça-feira, 30/04, às 19h, no Sesc Prainha, em Florianópolis. Saiba mais na agenda do Sesc.  

Mais detalhes do África no Cinema 

África no Cinema 

O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e/ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema.    

O LEHAf – UFSC realiza a curadoria mensal dos filmes que são exibidos a partir da plataforma de filmes do Institut Français. O projeto conta com a parceria da Aliança Francesa de Florianópolis e do Sesc Santa Catarina. Após a exibição do filme, a equipe que conduz o projeto realiza no mesmo espaço de exibição uma roda de conversa sobre o filme e/ou temas correlatos.

Confira a agenda do África no Cinema

Burning Casablanca - 30/04 – 19h 

França, Marrocos e Bélgica | 2021 | 2h | Ficção, Drama | 16 anos 
Áudio: Árabe e Inglês (parcial) | Legendas: Português  Direção: Ismaël El Iraki
Elenco: Khansa Batma, Ahmed Hammoud, Saïd Bey, Abderrahmane Oubihem     


Sinopse: Larsen Snake, uma estrela do rock decadente, retorna à sua Casablanca natal, onde tem um encontro explosivo com Rajae, uma jovem de rua com uma voz de ouro. Juntos, eles exploram as noites da cidade e se apaixonam perdidamente. No entanto, sua paixão é rapidamente abalada pelo peso de seus passados e o casal decidido parte rumo ao deserto, buscando escapar de seus demônios internos.  

Nós, estudantes! - 28/05 - 19h   Nous, étudiants !  
República Centro-africana | 2022 | 1h22 | Documentário,Biografia, Drama | 16 anos  Áudio: Sango, Francês | Legendas: Português  Direção: Rafiki Fariala    

 Sinopse: Nestor, Aaron, Benjamin e Rafiki são estudantes em licença de Economia na Universidade de Bangui. Navegando entre as salas de aula superlotadas, os pequenos empregos que permitem aos estudantes sobreviverem, a corrupção que ronda, Rafiki nos mostra o que é a vida dos estudantes na República Centro-Africana, uma sociedade rompida, onde os jovens continuam a sonhar com um futuro melhor para seu país.