Coletivo Antonietas no Afrocultura
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Coletivo Antonietas circula por cinco cidades catarinenses na programação do projeto Afrocultura do Sesc-SC. Com entrada gratuita, os shows acontecem em Caçador (10/11), Canoinhas (11/11), Mafra (12/11), São Bento do Sul (13/11) e Itajaí (14/11), levando ao público uma potente celebração da música, da ancestralidade e da representatividade negra feminina. Como ingresso social, o público é convidado a contribuir com a doação de 1 item de higiene pessoal, que será destinado ao projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos.
Inspirado na vida e na obra de Antonieta de Barros, professora, escritora, jornalista e primeira deputada estadual negra de Santa Catarina, o Coletivo Antonietas é uma produção musical protagonizada por mulheres negras. As cantoras Julia Maria, Juliana D Passos e Jandira Souza, acompanhadas de uma banda de peso, apresentam um repertório que passeia por diferentes ritmos afro-brasileiros, com destaque para o samba, gênero que expressa e preserva a força cultural do povo negro. O show busca valorizar, legitimar e fortalecer a identidade de mulheres negras, ao mesmo tempo em que promove reflexão e celebração da cultura afro-brasileira. Mais do que um espetáculo musical, o projeto é um ato de memória e empoderamento, que ecoa as palavras e o legado de Antonieta de Barros, símbolo da luta por educação, igualdade racial e protagonismo feminino em Santa Catarina e no Brasil.
AGENDA
Afrocultura: música, arte e educação antirracista
O Afrocultura é um projeto do Sesc Santa Catarina que emerge no campo da cultura e da educação antirracista para promover os debates sobre a presença das matrizes africanas e sua colaboração na formação sociocultural catarinense. Com uma programação artística, cultural e educativa, o projeto valoriza pessoas e artistas negros, amplia a visibilidade e promove o respeito à diversidade étnico-racial.
Para marcar o Mês da Consciência Negra em novembro, o Sesc Santa Catarina intensifica a programação, promovendo shows nacionais, circuitos musicais e palestras. Além do Coletivo Antonietas, a programação conta com circuitos estaduais da Banda Africatarina, que passa por Rio do Sul (18/11), Curitibanos (19/11), Lages (20/11), São João Batista (21/11), Balneário Camboriú (22/11); e do músico O Rosa, que leva o show "Força Ancestral" para Araranguá (25/11), Tubarão (26/11), Criciúma (27/11), Laguna (28/11), Palhoça (29/11). Os apresentações são gratuitas e abertas ao público.
Em Florianópolis, o Sesc Prainha recebe três atrações de destaque no cenário musical nacional: Os Garotin (19/11), Toni Garrido (20/11) e Teresa Cristina (21/11). Os ingressos estarão disponíveis para venda on-line aos valores de R$ 5,00 para trabalhadores do comércio de bens serviços e turismo e R$ 10,00 para o público em geral, a partir do dia 05 de novembro.
"Com o Afrocultura criamos espaços para dar visibilidade à riqueza da cultura afro-brasileira, reconhecendo a profunda influência que ela exerce sobre a nossa sociedade. Este projeto não trata apenas de arte, mas também de dignidade, de história e da valorização de uma cultura que, por tanto tempo, foi silenciada. Ver esse trabalho se concretizar é testemunhar um movimento que exalta a cultura negra em Santa Catarina. Cada espetáculo, cada curso e cada reflexão são oportunidades de reafirmar nossa luta por uma educação antirracista e por uma sociedade mais justa e inclusiva", declara Simone Karla da Rocha Batista, Diretora Regional do Sesc em Santa Catarina.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários