Arte da Palavra chega a Santa Catarina com oficinas e encontros literários em 5 cidades


Escutar a Notícia

11/09/2025 - Atualizado em 11/09/2025

Literatura 

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um dos mais importantes projetos de valorização da literatura brasileira, desembarca em Santa Catarina com uma programação diversificada que inclui oficinas do Circuito de Criação Literária em Araranguá, Chapecó, Joinville, Lages e Florianópolis. Os econtros serão conduzidos pelos escritores Jô Freitas (SP), Sinana Rúbia (RJ), Carina Luf (RS), Natasha Tinet (PR) e Alysson Pangulim (PI),respectivamente. A capital catarinense também recebe o debate entre os autores Mazinho Souza (GO) e Stéfanie Sande (MT), além da apresentação do artista MC Anarandá (MA), focada nas manifestações orais da literatura.

O projeto nacional, promovido pelo Sesc, tem como propósito incentivar a produção e a fruição literária, estimular a formação de leitores e promover o intercâmbio entre artistas de todo o Brasil. Atuando em todas as regiões do país, o Arte da Palavra destaca-se por divulgar novos autores, valorizar obras de escritores brasileiros e explorar novas formas de criação e apreciação da literatura. 

Confira a programação:

Araranguá 

Oficina de Criação Literária com Jô Freitas (SP)

Data: 16 e 17/09, das 18h às 21h e 19/09, das 9h às 11h.
Local: Sesc Araranguá 
Inscrições: Contatar a unidade pelo fone (48) 3524-0189

Sobre a artista: 

Jô Freitas é escritora e finalista do Prêmio Jabuti 2024, um dos mais prestigiados prêmios da literatura brasileira, com seu primeiro livro de contos Goela Seca. Ao longo de sua carreira, realizou diversos projetos fora do Brasil, como no Equador, Peru, Moçambique e África do Sul. Foi premiada com o Troféu Baobá de Literatura (2021), Fade to Black (2020), e o Prêmio Suburbano Convicto na categoria Poeta da Periferia (2019). Além disso, foi palestrante no TEDx Campinas 2020. Jô também se apresentou em eventos com artistas renomados como Mano Brow (no Troféu Raça Negra) e Monja Cohen.

Chapecó

Oficina de Criação Literária com Sinana Rúbia (RJ) 

Data: 15 a 19/09, das 18h às 21h
Local: Sesc Chapecó
Inscrições: Para reservar sua vaga na oficina, é necessário entrar em contato com o whatsapp do setor de Cultura do Sesc Chapecó: (49)9 9146-1517

Sobre a oficina: 

A oficina "Contação de Histórias de Inspiração Griô e Literatura Infantojuvenil Negra" é uma experiência formativa voltada para a sensibilização e qualificação de professores, educadores e mediadores de leitura na Arte de Contar Histórias de Inspiração Griô. O objetivo central é destacar a relevância das narrativas negras no cotidiano de crianças e adolescentes, bem como os impactos negativos da ausência dessas representações na formação identitária e social.

Joinville

Oficina de Criação Literária com Carina Luf (RS)

Data: 15 a 19 de setembro (seg a sex)
Horário: 19h às 22h
Local: Biblioteca do Sesc Joinville
Inscrições: Pelo link https://forms.office.com/r/DxvtRtkCwH

Sobre a oficina: 

A oficina "Qual meu sonho de escrita?" é uma imersão nas práticas e teorias da Escrita Criativa, abordando tanto os aspectos conceituais quanto práticos. Serão abordados:
- Análise e debates sobre a Escrita Criativa no contexto do "Arte da Palavra" e suas inter-relações com outras formas de arte, como teatro, pintura e música.
- Escrita Criativa no ambiente acadêmico e profissional.
- Processo criativo e sua aplicação em diversos campos da Comunicação Social: textos retóricos, poéticos e informativos.

Sobre a artista:

Graduada em Comunicação/Secretariado Executivo Bilíngue, português/inglês, e pós-graduada em Administração. Fez as Oficinas Literárias Charles Kiefer e Léa Masina, o curso Formação de Escritores, na Metamorfose, o Crime-Lab Literatura Policial e Escrita Criativa, PUCRS, com Assis Brasil/Roberto Amabile. Publicou 3 livros (Dublinense e ediPUCRS), um deles na Alemanha, Áustria e Suíça, participou de 6 antologias de contos e escreveu crônicas em jornais. 

Lages 

Oficina de Criação Literária com Natasha Tinet (PR)

Data: 15 a 19/09, das 18h às 22h
Local:  Biblioteca - Centro Cultural Vidal Ramos
Inscrições: podem ser realizadas através do link https://forms.office.com/r/tcSTUBcLfb

Sobre a oficina:

"Um caderno todo seu - oficina de colagem poética" propõe um resgate do processo manual e artesanal da escrita através da colagem como forma de expressão poética. A oficina tem como objetivo a criação de um "caderno todo seu” como espaço de livre manifestação artística. Motivados pelas leituras, discussões e pesquisa material, os participantes criarão poemas visuais com a técnica da colagem registrados em um caderno simples, feito à mão durante a oficina.

Sobre a artista:

Natasha Tinet é escritora e ilustradora. Nasceu em Palmeira dos Índios, Alagoas, e mora em Curitiba desde 2014. Foi ilustradora e co- editora na Totem & Pagu Firrrma de poesia e integra a grupa Membrana literária. Seu livro de estreia, Veludo Violento, conquistou о 2º  lugar no Prêmio Biblioteca Nacional 2019, na categoria poesia. Em 2021 lançou a plaquete Silêncio Bergman e o livro Uma Alegria Difícil, ambos de poesia. Teve poemas e contos publicados em revistas e jornais literários como Jornal Cândido, Ruído Manifesto, Zunai e outros. Como artista gráfica fez ilustrações para o Jornal Cândido e para a Totem & Pagu entre os anos de 2018 е 2023. Trabalha com técnicas de colagem, desenho a nanquim e pintura na criação de projetos gráficos para livros, discos e podcasts. 

Florianópolis

Oficina de Criação Literária com Alysson Pangulim (PI)

Data: 15 a 19/09,  14h às 17h 
Local: Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina
*Exclusivo para estudantes da escola

Sobre a oficina:

A oficina de criação literária "Slam: Da Palavra ao Corpo”, com o escritor e performer Alysson Pangulim, de Piauí será uyma experiência gratuita e exclusiva para 20 alunos do Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina, incentivando o protagonismo juvenil e o fortalecimento de narrativas periféricas.  A oficina propõe um mergulho no universo do Poetry Slam, a chamada "batalha das letras”, que une poesia, performance e cultura Hip Hop como forma de resistência e expressão. Por meio da escrita criativa, do teatro e da oralidade, os participantes terão a oportunidade de explorar a poesia falada como ferramenta de transformação social, refletindo sobre questões como identidade, desigualdade e resistência. 

Circuito Autores - Debate entre Mazinho Souza (GO) e Stéfanie Sande (MT)

Data: 16/09, às 15h
Local: Teatro Sesc Prainha



Sobre os artistas:

Mazinho Souza, graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, pesquisa a estrutura linguística no pensamento de Friedrich Nietzsche e atua como arte-educador em oficinas de escrita criativa. Ele também fundou o selo literário Goiânia Clandestina, com o propósito de descobrir e publicar novos poetas.

Já Stéfanie Sande, doutora em Escrita Criativa pela PUCRS, tem uma trajetória consolidada na literatura, com prêmios e publicações reconhecidas. Seu romance "O Último Verso” foi vencedor do Prêmio Mato Grosso de Literatura, e em 2023 ela se tornou a primeira autora cuiabana a ser publicada pelo selo Alfaguara, da Companhia das Letras, com o romance "Café Majestic”.

Circuito Oralidades - MC Anarandá (BA)

Data: 18/09, às 14h e às 16h
Local: Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina
*Exclusivo para estudantes da escola

Sobre a programação:

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras chega a Florianópolis com a força e a sensibilidade da cantora, compositora e ativista indígena Ana Lúcia Rossate, conhecida como MC Anarandá. No dia 18 de setembro, a artista realiza duas apresentações pela etapa do Circuito de Oralidades, que valoriza a tradição oral e sua conexão com diferentes linguagens artísticas contemporâneas. Às 14h e às 16h, Anarandá se apresenta exclusivamente para os estudantes do Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina, promovendo uma vivência cultural voltada ao público jovem. 

Natural da Aldeia Guapoy, em Mato Grosso do Sul, MC Anarandá pertence aos povos Guarani Kaiowá e Terena. Seu nome, que significa "mulher forte e brilhante comunicadora” em Guarani, reflete sua trajetória marcada pelo empoderamento feminino, pela valorização da ancestralidade e pela defesa dos direitos dos povos originários. Além de cantora, ela é atriz, professora de língua materna, digital influencer e palestrante no Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIN) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Em suas performances, Anarandá mistura ritmos, poesia e vivências, convidando o público a refletir sobre identidade, resistência e diversidade cultural no Brasil contemporâneo. A atividade integra o Circuito de Oralidades do Arte da Palavra, um dos três eixos do projeto, ao lado dos Circuitos de Autores e de Criação Literária.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .