Coração batendo forte, mãos suando, olhos atentos ao público. Durante todo ano, os alunos dos cursos de Arte e Cultura do Sesc-SC se preparam para o espetáculo de fim de ano. São momentos marcantes e importantes tanto para quem está no palco, quanto para quem assiste da plateia, afinal, quem não guarda uma lembrança, uma memória das peças de teatro, audições de violão e das coreografias de dança?
A cada ano, a Mostra de Artes do Sesc ganha mais relevância no cenário cultural e no calendário artístico das diversas cidades onde acontece, mas o maior valor reside no reforço da autoestima dos alunos, no vínculo que estabelecem com familiares e amigos e no investimento pessoal de cada um naquilo que gosta de fazer. “Estar presente nas apresentações da Mostra é ter a experiência da fruição na condição de artista e sujeito criador da obra de arte individual ou coletivamente”, destaca o Analista de Cultura, Rogaciano Rodrigues.
Os alunos de artes visuais também mostraram seu talento nas exposições de desenhos, artes livres, pintura em tela, ilustrações, estruturas e artes contemporâneas, usando recursos de impressão e demais tecnologias. O envolvimento das turmas não se restringe à manifestação artística em si, mas inclui todo o processo de organização e planejamento, desde a concepção criativa dos trabalhos artísticos, escolhas das temáticas das apresentações até a definição dos espaços para a realização da Mostra de Artes.
Turma de Teatro do Sesc Prainha se apresenta durante Mostra Anual. Eles participaram de toda preparação do espetáculo desde a ideia inicial até a escolha da trilha e figurino
“A Mostra é um processo artístico cujo foco não se resume às apresentações e espetáculos. Eles são um desdobramento dos processos criativos e das práticas de ensino-aprendizagem vivenciadas pelos alunos que, gradativamente, vão compondo e concebendo as coreografias, as cenas teatrais, as obras musicais e visuais com ajuda dos instrutores”, explica Rogaciano.
As famílias são e estão envolvidas em todo processo, o percurso de organização e de realização da Mostra de Artes, tornando o evento significativo e único, pois integra alunos a todos. A mãe da aluna de ballet, Lisie Rodrigheri Alves, Simone Rodrigheri, fala da satisfação de fazer parte desse momento com a filha.
“Tive o prazer de participar do início do evento até sua apresentação, o papel de auxiliar a turminha do Ballet na confecção das roupas para as apresentações foi maravilhosa, construir junto com as meninas os figurinos que elas usaram na apresentação e hoje usam em casa para suas apresentações familiares e imaginárias é compensador! Mamãe orgulhosa da bailarina, e agradecida pela estrutura do Sesc"
Integração
Os trabalhos, práticas artísticas e educativas realizadas em sala de aula, ao longo do ano, quase não são vistas pelos pais, familiares e demais alunos que frequentam outros cursos. A participação e presença das famílias é a oportunidade de apresentar o desenvolvimento e evolução das crianças, jovens, adultos e das turmas 60+ nas atividades que participam. Além disso, é o momento de integração entre alunos, instrutores, familiares, técnicos de cultura e demais colaboradores do Sesc envolvidos no processo. A Mostra de Artes é ação e evento que favorece a difusão das artes.
“Tornou-se acontecimento que possibilita o comunicar, alcançar e atrair novos públicos para as aulas dos Cursos de Artes, atingindo tanto as pessoas que já conhecem, como as que desconhecem as atividades oferecidas pelo Sesc”, concluiu o Analista de Cultura do Sesc.