O Sesc-SC é parceiro da 2ª Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, que será realizada de 6 a 16 de agosto. Considerado um dos maiores eventos literários do Sul do Brasil, o encontro reunirá escritores brasileiros e estrangeiros, filósofos, pesquisadores, artistas e leitores em uma programação gratuita dedicada às relações entre criação literária, sociedade e conhecimento. A programação do Sesc-SC integra os espaços de destaque do evento e será realizada durante o fim de semana dos dias 8 e 9 de agosto, no SCAR Centro Cultural. Ao todo, serão três mesas que evidenciam os projetos Biblioteca Inquieta e Prêmio Literário Sesc Criança, com distribuição gratuita de livros após as atividades.
No sábado (8), às 19h, o Pequeno Teatro recebe o bate-papo e lançamento da coletânea “Biblioteca Inquieta: a poesia tem de ir aonde a gente está”, com a poeta Mar Becker e o e o curador da edição do projeto, Fernando Boppré. A publicação reúne textos inéditos de 25 poetas que participaram da residência literária realizada nas Bibliotecas do Sesc-SC em 2025.
Mar Becker nasceu em Passo Fundo (RS) e vive em São Paulo. Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo e especialista em Epistemologia e Metafísica pela Universidade Federal da Fronteira Sul, recebeu, em 2026, o Prêmio APCA na categoria Poesia pelo livro “Noite devorada”. É autora de “A mulher submersa” (2020) e “Sal” (2022), reunidos em Portugal no volume “Canção derruída” (2023). Foi finalista do Prêmio Jabuti e recebeu os prêmios Minuano e da Associação Gaúcha de Escritores. Fernando Boppré é coordenador editorial da Editora Humana e livreiro da Humana Sebo e Livraria. Bacharel, licenciado e mestre em História Cultural pela UFSC, é autor de “Poço Certo” (2020), “Sándor Lénárd no fim do mundo” (2022) e “Termas da desolação” (2024).
Escrever para crianças
No domingo (9), às 15h30, o espaço CineScar recebe a mesa “Cuca, café e histórias: escrever e traduzir para crianças”, com o escritor e ilustrador Guilherme Karsten e a escritora, tradutora e pesquisadora Dirce Waltrick do Amarante. A conversa propõe uma reflexão sobre os desafios e as liberdades da criação literária para o público infantil, explorando as relações entre traço e palavra, original e tradução, rigor e imaginação. A atividade terá distribuição gratuita de cucas e cafés e contará com 50 vagas.
A obra de Guilherme Karsten é publicada em mais de 30 idiomas e recebeu reconhecimentos como a Placa de Ouro da Bienal de Ilustrações de Bratislava, o Grande Prêmio Golden Pinwheel, o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Ilustrado e os Prêmios Jabuti de Melhor Ilustração e Melhor Livro Infantil. Dirce Waltrick do Amarante é ensaísta, tradutora e escritora, professora do Curso de Artes Cênicas e do Curso de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC. Tem livros publicados nas áreas de tradução, teoria literária, teatro e literatura infantil e juvenil. Também coedita a Revista de Arte e Cultura “Qorpus”, é vice-líder do grupo de pesquisa Estudos Joycianos no Brasil e membro do Núcleo de Pesquisa de Estudos sobre Samuel Beckett, da USP.
Lançamento Prêmio Literário Sesc Criança 2025
Ainda no domingo (9), às 17h30, também no CineScar, será realizado o bate-papo e lançamento de “A Queda de Ícaro”, narrativa vencedora da categoria Juvenil do Prêmio Literário Sesc Criança 2025. A atividade contará com a presença do autor Bruno Ricardo Gessner e do ilustrador Diogo Medeiros, com mediação da bibliotecária do Sesc-SC Jaraguá do Sul, Denise da Rocha Luz. Serão distribuídos gratuitamente 100 exemplares do livro, com sessão de autógrafos.
Nascido em Jaraguá do Sul, Bruno Ricardo Gessner é tradutor e pesquisador em tradução. Formado em Letras – Francês, é mestrando em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. “A Queda de Ícaro” é sua primeira publicação. Diogo Medeiros é ilustrador e professor de artes, formado em Artes Visuais, com pós-graduação em Arteterapia, Metodologia do Ensino e especialização em Histórias em Quadrinhos. É ilustrador de livros como “João Grandão e Outras Palavras”, “Maré de Mistérios” e “A Queda de Ícaro”, além de criador dos quadrinhos AlienNinja e participante das coletâneas “Super Contos da Ilha Vol. II e III”.
Sobre a Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul
Com o tema “Literatura e Sociedade: cidade, criatividade e conhecimento”, a 2ª Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul parte das reflexões do crítico literário Antonio Candido, para quem a literatura constitui um direito fundamental e uma forma de compreender e transformar a realidade. A partir dessa perspectiva, o evento propõe debates sobre questões que atravessam a vida contemporânea, como as transformações provocadas pela inteligência artificial e as relações entre cidade, natureza, moda, comportamento e felicidade.
A programação reúne algumas das vozes mais relevantes da produção intelectual e literária contemporânea. Entre os primeiros convidados confirmados estão a escritora colombiana Margarita García Robayo, reconhecida por narrativas que exploram deslocamentos, afetos e identidade na América Latina; o filósofo italiano Emanuele Coccia, um dos principais pensadores da atualidade sobre natureza, tecnologia e modos de habitar o mundo; a escritora Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras; e o antropólogo Michel Alcoforado, cuja produção investiga os hábitos e transformações culturais da sociedade brasileira.
A programação completa está disponível no site do evento. A reserva de ingressos gratuitos para as atividades pode ser realizada pela plataforma Sympla.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 80 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 65 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários