BiblioSesc: Unidades móveis de biblioteca chegam em áreas rurais de Santa Catarina

Cada BiblioSesc atende 5 localidades por ano o que amplia as possibilidades de acesso ao livro e a leitura


30/04/2024 - Atualizado em 30/04/2024 - 717 visualizações

BiblioSesc leva literatura a regiões de SC

Para aproximar o livro do leitor e incentivar a leitura, o Sesc espalhou pelo país, a partir de 2005, caminhões Biblioteca que levam o serviço para comunidades de forma regular. Em Santa Catarina, o BiblioSesc iniciou em 2008 e, depois de passar pela Grande Florianópolis e região de Criciúma, atende os municípios de Rio do Sul e Mafra desde 2022. 

Em cada município, o BiblioSesc estaciona em pontos fixos de 5 localidades, sempre das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Em 2024, novas comunidades têm a oportunidade de receber o projeto, definidos a partir do diálogo com parceiros locais como a Fundação Cultural de Rio do Sul e a Secretaria de Educação do município de Mafra. 

Especialmente em Mafra todas as comunidades atendidas são na área rural, sendo elas:  Avencal São Sebastião; Avencal do Saltinho; Butiá dos Carvalho; Espigão do Bugre, e, quinzenalmente, Saltinho do Canivete. Algumas destas comunidades ficam à 35km da área urbana do município. 

Em Rio do Sul os seguintes bairros são atendidos:  Centro, Santa Rita, Fundo Canoas, Boa Vista e, quinzenalmente, o Barragem. 

Ao chegar no caminhão, os moradores, estudantes e trabalhadores do bairro são recebidos pela equipe de Biblioteca do Sesc e tem acesso a mais de 3mil livros de forma gratuita, que podem ser consultados dentro do espaço mesmo, ou fazer o cadastro para levar por empréstimo por até 15 dias. 

O acervo recebe renovações anuais e atende a todas as idades, desde gibis, revistas, obras gerais de pesquisa, biografias e uma grande variedade de títulos de literatura estrangeira traduzida e nacional, entre eles vários de autoria catarinense. As crianças e jovens tem uma seção dedicada, com diversidade de textos, temáticas e formatos de livros.

Em muitas localidades o BiblioSesc estaciona ao lado de escolas, de forma estratégica para facilitar o acesso não só das crianças, como dos pais e funcionários da escola. Muitos professores utilizam a estrutura para desenvolver ações de leitura e tem possibilidade de ampliar o repertório de literatura para seus alunos.

Além disso, a equipe do Sesc realiza mediação das histórias conforme a demanda de visitas, ou, em dias de chuva, vai até as salas de aula para trocar os livros emprestados ou fazer uma contação de história. 

Neste ano, está previsto ainda a apresentação gratuita de espetáculos de Teatro nas escolas e uma Oficina de escrita com crianças atendidas pelo projeto, ampliando a atuação do projeto ao promover o contato com outras manifestações artísticas.   

Desta forma a Unidade móvel de Biblioteca contribui com o objetivo institucional de promover a qualidade de vida por meio do acesso à informação e cultura. 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Alunos chegando sendo recepcionados pelo motorista Ricardo em Mafra

Caminhão chegando na comunidade em Mafra

Contação de historias nas salas em Mafra

Contação de histórias pela Assistente de Biblioteca Elise em Mafra

Criança lendo em Mafra

Crianças escolhendo livros em Mafra

Ações do BiblioSesc em Mafra

Ação com o livro A Girafa míope em Rio do Sul

Ação do BiblioSesc em Rio do Sul

Ação do BiblioSesc em Rio do Sul

Ação do BiblioSesc em Rio do Sul

Contação de história na praça de Rio do Sul

Ação do BiblioSesc em Rio do Sul

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .