Agenda cultural de junho do Sesc em Joinville


30/05/2017 - Atualizado em 09/06/2017 - 285 visualizações

Artes cênicas, música, cinema e exposição “Partilha da Imagem”, de Tirotti, integram a programação cultural do Sesc em Joinville em junho, que está repleta de atrações, sempre com entrada franca. Os ingressos gratuitos para as apresentações no Teatro Sesc são distribuídos uma hora antes e o espaço está sujeito à lotação. A Unidade está localizada na Rua Itaiópolis, 470 – América.

Em artes cênicas, o teatro recebe os espetáculos “Abrazo” (RN), pelo Palco Giratório (02/06, às 20h), “O Doente Imaginário”, da Cia de Teatro da Univille (03/06, às 20h), "Quem tem medo de Travesti?", do  Coletivo Artístico As Travestidas (08/06, às 20h), Mostra EmCenaCatarina (09 a 11/06, às 20h) com apresentações gratuitas de espetáculos selecionados para o projeto: a peça teatral “A Luva e a Pedra” do Teatro em Trâmite, o espetáculo de dança contemporânea “Recluso”, de Elke Siedler e Diogo Vaz Franco, e a performance em dança “O pior de mim”, de Monica Siedler com o artista visual Bruno Bez. Em formato de mostras, com três dias consecutivos de apresentações seguidas por bate-papo com os artistas. Pela Rede Sesc de Teatros, a peça “Para Contar Estrelas”, do  Cirandela Teatro será apresentada em Joinville no dia 25/06, às 20h.


A programação musical apresenta o show “Sapato Preto”, com Gabriel Schwartz e Marcio Schuster, de Curitiba (04/06, às 20h), Workshop de Composição com Vê Domingos e Bruno Kohl (24/06, das 15h às 17h45) e Projeto Reverbera – O Som do Cantautor (24/06, 20h).

Neste mês, o Cine Sesc promove uma viagem por diversos países, temáticas e gêneros cinematográficos de uma lista de filmes de seu catálogo que em breve sairão de sua programação. Há filmes para todos os gostos: romance, drama, biografia, ação e suspense. As sessões acontecem nos dias 06, 07, 13, 14, 20, 21 e 27 de junho, sempre às terças e quartas-feiras, às 19h30, no Teatro do Sesc, com entrada franca e sem a necessidade de retirada de ingressos. Entre os títulos em cartaz estão: “O Médico Alemão”, de Lucía Puenz (Argentina), “Uma Lição de Vida”, de Justin Chadwick (EUA), “Cinzas do Passado”, de de Wong Rar Wai (China), “Planeta Solitário”, de Julia Loktev (Alemanha/EUA), “Lunchbox”, de Ritesh Batra (Alemanha/EUA/França/Índia), “O Artista e a Modelo”, de Fernando Trueba (Espanha/França), e “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?”, de Abbas Kiarostami (Irã). Todos os filmes serão exibidos em suas versões legendadas.

A edição de junho do Projeto Diálogos Urgentes, no dia 28/06, exibe o documentário brasileiro “Bike Vs Cars”, de Fredrik Gertten. Após a sessão haverá debate com convidados. O encontro ocorre sempre na última quarta-feira de cada mês de 2017 e as exibições acontecerão simultaneamente nas unidades Sesc em Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Itajaí, Lages, Chapecó e Laguna.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA COM SINOPSES:

12/05 a 30/06, seg a sex das 8h às 20h – ARTES VISUAIS – Rede Sesc de Galerias 2017 apresenta: “Partilha da Imagem”, de Tirotti (Joinville/SC). Local: Galeria de Arte
Sinopse: São três videoinstalações, numa configuração espacial dirigida aos modos de visibilidade e de seus níveis de percepção. Um espaço, que oferece ao espectador penetrar a imagem e ter a escolha de ver toda ela ou uma de suas partes.
Agendamento de grupos e escolas: (47) 3441.3319 ou pelo e-mail sandra.8570@sesc-sc.com.br

02/06 (sex), às 20h – ARTES CÊNICAS – Circuito Palco Giratório: Espetáculo “Abrazo” (RN)| Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare. Local: Teatro
Sinopse: Segunda parte da trilogia que compõe o projeto de pesquisa latino(-)americano (as outras duas são Nuestra Senhora de Las Nuvens e Dois Amores y um Bicho), Abrazo é uma obra voltada para o público infanto-juvenil, que pode ser assistido por crianças e adultos de todas as idades. Num lugar em que não é permitido abraçar, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e, porque não, de afeto e liberdade. O espetáculo não verbal, conta com a música especialmente composta para a cena e com vídeo de animação para narrar essa aventura inspirada em "O Livro dos Abraços", de Eduardo Galeano. Duração: 55 min | Classificação: Livre

03/06 (sáb), às 20h – ARTES CÊNICAS – Espetáculo “O Doente Imaginário” | Cia de Teatro da Univille (Joinville/SC). Local: Teatro
Sinopse: O Doente Imaginário (Le Malade Imaginaire) foi a última obra escrita por Molière, em 1673. Considerada uma de suas obras primas, a peça tem como personagem principal um hipocondríaco: Argan - carente, rico e ávaro burguês. Em seu segundo casamento, com uma mulher mais nova e interesseira, Argan vivia sobre a cama, com a constante visita de médicos. Na peça O Doente Imaginário, Molière satiriza a precária ciência do seu tempo: a medicina. Faz uma crítica acirrada à relação médico-paciente, digna das relações marcadas pela frieza e pelo descaso. Duração: 100 min | Classificação: 10 anos.

04/06 (dom), das 14h às 21h30 – PALCO DAS ARTES – Artes visuais + Artes Cênicas + Música + Dança + Literatura + Cinema + Feira de Artes. Local: Sesc
O projeto Palco das Artes propicia à família comerciária uma gama de experiências envolvendo arte e cultura. Um circuito de apresentações artísticas, oficinas, sessões de cinema e jogos culturais estão sendo preparados para receber pais e filhos das 14h às 21h30 no Sesc. Traga sua turma e venha passar o dia com a gente!

04/06 (dom), às 20h – MÚSICA – Show Sapato Preto | Gabriel Schwartz e Marcio Schuster (Curitiba/PR) Local: Teatro
Sinopse: Gabriel Schwartz e Marcio Schuster juntos criaram em 2016 o projeto SAPATO PRETO tendo como objetivo principal fazer boa música independente de estilo ou origem e, para isso, não poupam equipamentos eletrônicos e uma variedade enorme de instrumentos musicais executados apenas pelos dois multi-instrumentistas. Em composições próprias e releituras, o duo conduz a apresentação construindo arranjos ao vivo com o auxílio da “loop station”, pedaleira eletrônica que permite gravar, sobrepor e reproduzir sons em tempo real. O título surgiu de uma brincadeira com a tradução dos dois sobrenomes alemães, Schuster (sapateiro) e Schwartz (preto) e reflete perfeitamente o espírito bem-humorado, descontraído e eclético desta proposta artística. Duração: 60 min | Classificação: Livre.

06/06 (ter), às 19h30 – CINEMA – Programação CineSesc: “O Médico Alemão”. Local: Teatro
De Lucía Puenz. Argentina, 2014. 93 min. Drama. Classificação: 12 anos.
Sinopse: Patagônia, 1960. Um médico alemão conhece uma família argentina e os segue pela estrada deserta que leva a Bariloche, cidade onde Eva, Enzo e seus três filhos vão abrir uma hospedaria próxima ao lago Nahuel Huapi. A família-modelo reacende sua obsessão pela pureza e perfeição, em particular Lilith, uma menina de 12 anos que aparenta ser menor que a sua idade. Desconhecendo a verdadeira identidade do médico, eles o aceitam como primeiro hóspede. Aos poucos, todos na família se rendem ao carismático homem, impressionados com sua elegância, conhecimento científico e dinheiro. Até que eles descobrem que estão vivendo com um dos maiores criminosos de todos os tempos.

07/06 (qua), às 19h30 – CINEMA – Programação CineSesc: “Uma Lição de Vida”. Local: Teatro
De Justin Chadwick. EUA/Reino Unido da Grã-Bretanha/Irlanda do Norte, 2010. 103 min. Biografia/Drama. Classificação: 14 anos.
Sinopse: Numa pequena escola fundamental no topo de uma remota montanha no Quênia, centenas de crianças se acotovelam por uma chance de ter a educação gratuita recém-prometida pelo governo do país. Um novo candidato causa rebuliço quando bate na porta da escola. Ele é Maruge, um antigo veterano Mau Mau em seus oitenta e poucos anos, que está desesperado para aprender a ler nesse estágio avançado de sua vida. Ele lutou pela libertação de seu país e agora sente que tem o direito de obter a educação que lhe foi negada por tanto tempo - mesmo que isso signifique sentar-se numa sala de aula ao lado de crianças de seis anos de idade. Comovida com seu pedido apaixonado, a diretora Jane Obinchu apóia sua luta para se matricular e juntos eles enfrentam a violenta oposição de pais e autoridades que não querem desperdiçar uma vaga de escola preciosa com um homem tão velho.

08/06 (qui), às 20h: Rede Sesc de Teatros - Espetáculo "Quem tem medo de Travesti? | Coletivo Artístico As Travestidas (Fortaleza/CE)
Sinopse: Um jovem se suicida por não suportar mais um mundo de preconceito e discriminação, crianças que brincam sem medo do desejo, pessoas sem classe social, uma mãe que perde o filho por causa de uma sociedade cruel, seres da noite, vampiras, lobisomens, centauros urbanos, bichas, veados. QTMT é um olhar artístico sobre o “Universo Trans”. Um espetáculo epidérmico-sensível-agressivo sobre um olhar delicado, e quase cru, acerca do medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. É um trabalho sobre verdade e necessidade de falar, de se ouvir, melhor, de gritar. Duração: 70 min | Classificação: 16 anos.

09/06 (sex), às 20h – ARTES CÊNICAS – Mostra EmCenaCatarina: Espetáculo “A luva e a pedra” | Teatro em Trâmite (Florianópolis/SC). Local: Teatro
Espetáculo “A Luva e a Pedra” | Grupo de Teatro em Trâmite (Florianópolis/SC)
Sinopse: Nelson Santos é um boxeador que fala da memória de uma época passada, no interior da França, onde viveu. A peça faz uma reflexão sobre destino e liberdade, lançando mão de questões que todos já fizemos um dia: Nós escolhemos nosso futuro? Ou apenas viajamos um caminho já traçado? Gênero: Teatro | Duração: 55 min | Classificação: 12 anos.

Bate-papo após a sessão "14 anos em Trâmite - história e trajetória do grupo Teatro em Trâmite de Florianópolis".
Sinopse do Debate: O bate-papo girará em torno da montagem da peça “A Luva e a Pedra” e da trajetória do grupo Teatro em Trâmite, que se destaca pela relevante pesquisa teatral em Santa Catarina e pelas atividades no espaço cultural Casa Vermelha. Classificação: Livre

10/06 (sáb), às 20h – ARTES CÊNICAS – Mostra EmCenaCatarina: Espetáculo “Recluso” | Elke Siedler e Diogo Vaz Franco (Florianópolis/SC). Local: Teatro
Sinopse: Solo de dança contemporânea criado em confluência com a obra DE PROFUNDIS de Oscar Wilde. A proposta é criar uma ambiência prisional habitada por fluxos contínuos de movimentos enquanto metáfora poética sobre as transformações transitórias da dor, tecidas ao longo de uma temporalidade dilatada. Gênero: Dança | Duração: 45 min | Classificação: 14 anos.

Bate-papo após a sessão “Dramaturgia: produção de coerência em configurações de dança”
Sinopse do Debate: Após a apresentação do solo, haverá uma conversa comandada pela diretora Elke Siedler, acerca dos entendimentos contemporâneos de Dramaturgia em Dança em diálogo com os procedimentos artísticos que perpassaram a composição do RECLUSO. Classificação: Livre.

11/06 (dom), às 20h – ARTES CÊNICAS – Mostra EmCenaCatarina: Espetáculo “O Pior de Mim” | Mônica Siedler (Florianópolis/SC). Local: Teatro
Sinopse: Um corpo coletivo em ruínas está defronte aos fracassos de suas ações passadas. É uma dança de comportamentos viciados, um acionamento, algo disparado por outrem, onde a materialidade do corpo conversa com a projeção imagética em uma ambiência de precariedade e transitoriedade. Gênero: Performance em dança | Duração: 35-45 min | Classificação: 14 anos.

Bate-papo após a sessão “Criação de si como obra de arte”
Sinopse do Debate: Tendo como referência a performance “O Pior de Mim”, pensar e problematizar sobre procedimentos de criação artística no qual artistas partem de sua biografia pessoal para compor dramaturgias para a cena. Classificação: Livre

13/06 (ter), às 19h30 – CINEMA – Programação CineSesc: “Cinzas do Passado”. Local: Teatro
De Wong Rar Wai. China, 1994. 89 min. Drama/Ação. Classificação: 12 anos.
Sinopse: Feng Ou-Yang abandonou sua casa quando a mulher que amava preferiu se casar com seu irmão mais velho. Ele é um agente, uma pessoa procurada quando alguém deseja eliminar uma pessoa. Sua função é fazer a ligação de seus clientes com espadachins habilidosos, que possam cumprir a execução. A mágoa do passado faz com que torne-se cínico e impiedoso, mas os encontros costumeiros com clientes, amigos e inimigos fazem com que tome consciência de sua solidão.

14/06 (qua), às 19h30 – CINEMA – Programação CineSesc: “Planeta Solitário”. Local: Teatro
De Julia Loktev. Alemanha/EUA, 2014. 113 min. Suspense/Thriller. Classificação: 12 anos.
Sinopse: Em seu último verão antes do casamento, Alex e Nica partem de férias rumo às montanhas do Cáucaso, na Geórgia. Para acompanhá-los, o jovem casal contrata um guia que os levará por desertos quase lunares e outras paisagens de natureza quase intocada. A longa caminhada é percorrida com leveza, mas sempre envolta pelo austero silêncio do cenário. Diante de um pequeno gesto de Alex, tudo que existe entre eles é colocado à prova.

20/06 (ter), às 19h30 – CINEMA – Programação CineSesc: “Lunchbox”. Local: Teatro
De Ritesh Batra. Alemanha/EUA/França/Índia, 2013. 104 min. Drama/Romance. Classificação: 12 anos.
Sinopse: O Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida bastante conhecido em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faz com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelo Mumbai Dabbawallahs.

21/06 (qua), às 19h30 – CINEMA – Programação CineSesc: “O Artista e a Modelo”. Local: Teatro
De Fernando Trueba. Espanha/França, 2012. 101 min. Drama/História/Romance. Classificação: 14 anos.
Sinopse: Os 80 anos, Marc Cros é um renomado escultor que parou de trabalhar há tempos. Em um vilarejo no interior da França, não muito distante da fronteira da Espanha, Cros vive com sua esposa Léa, desiludido com as guerras e os homens. Num dia do verão de 1943, sua esposa oferece abrigo a uma mulher espanhola fugitiva do governo franquista, que aparece na cidade. Eles permitem que a jovem viva no ateliê de Cros, de forma que ela sirva como modelo das obras do escultor. Pouco a pouco, nasce uma feliz relação entre a modelo e o artista, que recupera sua vontade de trabalhar novamente.

24/06 (sáb), das 15h às 17h45 – MÚSICA - Workshop de Composição com Vê Domingos e Bruno Kohl (Itajaí e Porto Bello/SC). Local: Teatro
Público alvo: Pessoas interessadas em aprender a compor canção, artistas, atores, cantores, compositores, escritores, músicos, professores e alunos de escolas públicas e particulares. Enfim, pessoas que tem curiosidade em ter contato com esse conhecimento, pois serão workshops experimentais não tendo a preocupação em definir um produto artístico final. Os artistas farão a atividade conforme sua experiência pessoal com o fazer criativo.
Vagas: 15
Classificação: Livre
Materiais necessários: Poemas ou escritos seus, livros de poesia, papel e caneta, instrumento musical (violão ou teclado ou qualquer instrumento que dê para fazer seqüencias harmônicas de forma acústica ou eletroacústica).
Inscrições gratuitas pelo e-mail contato@ricardoledoux.com.br ou pelo fone (47) 98813-7271.

24/06 (sáb), às 20h – MÚSICA - Projeto Reverbera – O Som do Cantautor: Ricardo Ledoux convida os cantautores Vê Domingos e Bruno Kohl (Itajaí e Porto Bello/SC). Local: Teatro
Sinopse: Ricardo Ledoux convida os cantautores Vê Domingos e Bruno Kohl (Itajaí e Porto Bello/SC)
Sinopse: Show com Ricardo Ledoux, Vê Domingos e Bruno Kohl. O Projeto Reverbera, de autoria do cantautor Ricardo Ledoux, tem o intuito de produzir e difundir o trabalho de composição de cantautores que criam letra e música, que fazem a fusão entre palavra, poesia e música, e tem como objetivo criar um público atento também aos processos criativos dos artistas proporcionando uma ponte entre "ideia, método, processo criativo e produto final" neste caso, a protagonista da história é a canção. Visa descortinar ainda a cena de música autoral local e do estado, buscando a troca de experiências entre compositores, poetas, escritores, professores e curiosos que vivem em Joinville e região, por meio de workshops experimentais envolvendo práticas de composição, no intuito de perceber a cultura das cidades do estado através da sensibilidade dos artistas participantes. Duração: 60 min | Classificação: Livre.

25/06 (dom), às 20h – ARTES CÊNICAS – Rede Sesc de Teatros: Espetáculo “Para Contar Estrelas” | Cirandela Teatro. Local: Teatro
Sinopse: Os "Guardadores de Tempo", dois seres atemporais e imaginários, viajam pelo universo em busca de capturar todos os tipos de tempo. Em cada lugar que aportam, o procedimento padrão ditado pelo seu patrão, o relógio, é realizado e assim um novo tempo é capturado. Hoje eles estão aqui, atrás de um tempo ainda desconhecido para eles, um tempo aqui e agora. Será que o procedimento padrão de hoje será realizado com sucesso? Será que o mundo ainda tem tempo para ser guardado? Ainda se encontra um tempo livre “Para contar estrelas”? Duração: 45 min | Classificação: Livre.

27/06 (ter), às 19h30 – CINEMA – Programação CineSesc: “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?”. Local: Teatro
De Abbas Kiarostami. Irã, 1987. 83 min. Drama. Classificação: Livre.
Sinopse: O garoto Ahmad, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega. Ele vai até uma vila nos arredores com o intuito de encontrá-lo para devolver o caderno.

28/06 (qua), às 19h – CINEMA - Projeto Diálogos Urgentes apresenta: Bike Vs Cars. Local: Teatro
De Fredrik Gertten. Brasil, 2015. 90 min. Documentário. Classificação: Livre.
Sinopse: Como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo é o tema do documentário Bikes vs Carros. Gravado em São Paulo (Brasil), Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Copenhague (Dinamarca), o filme mostra realidades completamente diferentes, desde a luta por incluir o uso da bicicleta no dia a dia das pessoas em São Paulo até Copenhague, cidade que é referência internacional em mobilidade urbana.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .