
Arte-educação
O Sesc Itajaí realiza o projeto Identidade Brasilis - Etnicidades, uma iniciativa que visa transmitir os saberes, heranças, culturas e tradições dos povos afro-brasileiros e indígenas por meio de ações formativas baseadas em arte-educação. Com um enfoque na valorização da diversidade cultural, o projeto busca proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências.
Através de oficinas e palestras, o projeto fomenta o aprendizado e a valorização das tradições culturais, promovendo um espaço de diálogo e inclusão na comunidade.
Oficina de Choro
A primeira ação formativa do projeto aconteceu de 30 de setembro a 4 de outubro no Sesc Itajaí. Durante essa semana, a unidade recebeu uma Oficina de Choro ministrada pelo musicista Ney Souza, uma referência no gênero musical na região. Ao longo de cinco dias, 49 participantes tiveram a oportunidade de aprender e compartilhar suas experiências musicais.
O encerramento da oficina foi marcado por um show em duo, onde Ney Souza se apresentou ao lado da flautista Angela Coltri, uma das idealizadoras da Roda de Choro Mulheril. Esse coletivo de mulheres instrumentistas tem como objetivo promover o protagonismo feminino na música instrumental, realizando rodas de choro todos os sábados no Bugio Centro.