Entre 15 e 17 de setembro, acontece o 4º Colóquio Sesc de Arte Educação, realizado de forma online e gratuita, com o tema “Mediações em Arte, Cultura e Educação”. Promovido de forma colaborativa pelos Departamentos Regionais do Sesc Paraná, Sesc Rio Grande do Sul e Sesc Santa Catarina, em diálogo com o Departamento Nacional do Sesc, o evento propõe três dias de reflexões, debates e troca de experiências sobre as diferentes formas de mediação nos campos das artes, das culturas e da educação. As inscrições gratuitas podem ser feitas até 15 de setembro pelo site: https://www.even3.com.br/4coloquiosesc/.
Nesta edição, a programação ganha um novo formato com a inclusão de oficinas gravadas, que ficarão disponíveis aos participantes como conteúdo complementar para aprofundamento e formação. A iniciativa amplia as possibilidades de participação no Colóquio, que contará ainda com mesas, bate-papos ao vivo e materiais de leitura. Ao todo, serão 30 horas de carga horária, com certificação para quem alcançar pelo menos 75% de frequência.
As atividades são voltadas a pesquisadores, educadores, artistas, mediadores, gestores culturais, estudantes e demais profissionais interessados nas relações entre arte, cultura e educação. A programação está organizada em três eixos, cada um conduzido por um dos Departamentos Regionais participantes. Entre os participantes estão nomes com trajetória nas áreas de artes visuais, literatura, patrimônio, formação de leitores, educação e mediação cultural.
Programação
No dia 15, o Sesc Paraná apresenta “Mediações: contextos e territórios”, com discussões sobre mediações urbanas, memória, patrimônio cultural, literatura e pertencimento. Entre os destaques estão as participações de Leonardo Moraes e Ademildes Filho, Tatiana Zanelatto Domingues, Cristiano Nagel e Carla Viccini.
No dia 16, sob responsabilidade do Sesc Santa Catarina, o eixo “Mediador entre Arte Educação e Cultura” aborda a atuação dos profissionais da mediação nos diferentes espaços de formação e produção cultural. A programação reúne Monica Hoff, Jociele Lampert, Camila de Jesus Souza e José Augusto da Silva Neto, em discussões sobre arte, processos criativos, formação e mediação de leitura.
Encerrando o evento, no dia 17, o Sesc Rio Grande do Sul conduz o eixo “Mediação com Gesto Autoral”, que propõe uma reflexão sobre as escolhas, metodologias, materialidades e repertórios que constituem a atuação de cada mediador. A programação contará com Mirian Celeste Martins e Stela Barbieri, além do compartilhamento de experiências de profissionais do Sesc-RS. O encerramento também apresentará as oficinas e materiais educativos produzidos pelos três Departamentos Regionais do Sesc.
Serviço
4º Colóquio Sesc de Arte Educação - Sesc-RS, Sesc-SC e Sesc-PR
- Data: 17/09/2026
- Local: Formato online e gratuito
- Data: 15 a 17/09
- Horário: das 14h às 17h
- Inscrições: Até 15/09, pelo site www.even3.com.br/4coloquiosesc
Programação:
15/09 – Mediações: contextos e Territórios – Sesc-PR
Mediadores: Gabriel Onesko e Juliana Baum
- 14h às 14h15 – Abertura com gestores de Cultura dos DR’s
- 14h15 às 14h45min – Projeto Mediações Arte Educação Sesc: Pensar o Futuro Construindo o Presente com Leonardo Moraes (RJ) e Ademildes Filho (RJ)
- 14h45min às 15h45 – Mediação Urbana e Memória: O restauro da Igreja da Ordem e a Identidade Cultural de Curitiba com Tatiana Zanelatto Domingues (PR)
- 15h45 às 16h45 – Ler a cidade: mediações literárias, paisagem urbana e pertencimento com Cristiano Nagel (PR) e Carla Viccini (PR)
- 16h45 às 17h – Compartilhamento de experiências Sesc-PR
- Atividade complementar: Oficina “Mediação do patrimônio material e imaterial”, com Gustavo Pitz (PR)
16/09 – Mediador entre Arte Educação e Cultura – Sesc-SC
Articulador: Rogaciano Rodrigues/Mediador: Suelen Grimes
- 14h às 15h – Ser Mediador: O que mediamos quando mediamos a arte? Com Monica Hoff (SC)
- 15h às 16h – Mediações e Processos Criativos na Atuação do Artista-Professor, com Jociele Lampert (SC)
- 16h15 às 17h – Prêmio Sesc Departamento Nacional em Mediação de Leitura, com Camila de Jesus Souza (SC) e Mediação de José Augusto da Silva Neto (SC)
- Oficina Narrativas Teatrais: Mediações, Artes e Patrimônio Imaterial como Transmissão de Saberes – com Lieza Neves
17/09 – Mediação com Gesto Autoral – Sesc-RS
Mediadora: Carina Dias (RS)
- 14h às 16h – Mediações e autoralidade com Mirian Celeste Martins (SP) e Stela Barbieri (SP)
- 16h15 às 16h45 – Compartilhamento de Experiências no Sesc/RS com Carina Dias (Sesc Caxias do Sul/RS) e Edimar Rezende (Sesc Passo Fundo/RS)
- 16h45 Apresentação das oficinas e Materiais Educativos/Revistas Sesc PR, SC e RS (Gabriel Onesko, Rogaciano Rodrigues e Diewerson Nascimento)
- Atividade complementar: Oficina “Mediações de mundo: os encontros entre arte, crianças e escola”, com Nathalia Scheuermann dos Santos (RS)
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 80 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 65 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários