Robótica para crianças: quais habilidades são desenvolvidas?

Venha conhecer mais neste artigo sobre a importância do ensino de robótica para crianças!


25/04/2024 - Atualizado em 25/04/2024 - 731 visualizações

Em um futuro cada vez mais tecnológico, em meio a realidade virtual, inteligência artificial e diversas soluções que estão presentes em nosso dia a dia, por que não estimular as crianças e os jovens desde cedo para que aprendam robótica? 

O ensino da robótica auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas básicas e do pensamento matemático e computacional. Quer saber mais sobre como aulas de robótica podem auxiliar no desenvolvimento? Continue a leitura! 

O que é a robótica?  

A robótica foi introduzida nas escolas na década de 1960, pelo cientista Saymourt Papert, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A prática da robótica para crianças é de uma ferramenta educacional que prepara os jovens para um futuro cada vez mais tecnológico. 

Ao introduzir a criança no mundo da robótica é possível desenvolver habilidades fundamentais para as crianças e jovens, como a resolução de problemas por meio da sequência ordenada de ações, o estímulo da criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e o protagonismo. As aulas de robótica vão muito além de brincar com robôs. Elas desenvolvem o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas, o conceito do trabalho colaborativo e também a compreensão de como a tecnologia pode ser útil para melhorar a vida das pessoas. 

Além disso, também é uma forma das crianças aprenderem de forma divertida conceitos complexos da matemática e ciência.

Como a robótica é trabalhada na sala de aula? 

No Sesc, o ensino da robótica em sala de aula é introduzido por meio de atividades lúdicas que despertam a curiosidade e o engajamento dos alunos. Além disso, o ensino de robótica auxilia na autonomia do aluno em um mundo cada vez mais robótico e automatizado. A robótica desenvolve habilidades e competências do aluno tanto em sala de aula como em sua trajetória pessoal e profissional. No curso de robótica, o aluno aprende na prática a lógica da programação, noções básicas de eletrônica, como sensores e atuadores, além de conhecimentos de física aliados à prática de atividades lúdicas.  Confira abaixo o Top Dicas que preparamos sobre o tema:

Robótica no Sesc-SC: 

Algumas unidades do Sesc-SC contam com o recurso de impressoras 3D, que se trata de uma tecnologia utilizada nas aulas de robótica, permitindo a criação de objetos tridimensionais a partir de um desenho digital, possibilitando a criação de objetos com precisão. 

No curso de robótica do Sesc-SC, também são utilizadas peças estruturais, sensores, atuadores, motores e linguagem de programação que permitem ao aluno aprender soluções e o pensamento lógico. Clique abaixo e confira em quais unidades de Santa Catarina o Curso de Robótica está disponível. Durante o mês de maio, o curso abriu em duas novas unidades do Sesc: Sesc Estreito e Sesc Lages.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .