Enoturismo: explore o turismo em vinícolas com o Sesc

Conheça mais sobre esta modalidade de turismo, que alia cultura, história com aromas e sabores!


05/02/2024 - Atualizado em 08/03/2024 - 1894 visualizações

Você já ouviu falar no termo enoturismo? Também conhecido como o turismo do vinho, esse tipo de modalidade de viagem vem ganhando popularidade em todo o mundo

Se você é apreciador de um bom vinho, aliado a belas paisagens, e gostaria de conhecer mais sobre esses passeios programados, que contam com paradas em vinícolas, e visitas a bares e restaurantes para fugir da rotina do dia a dia, continue a leitura e conheça mais sobre essa modalidade de turismo. 

O que é o enoturismo? 

O enoturismo trata-se de uma combinação de degustar vinhos com o prazer de viajar e explorar vinícolas e regiões produtoras, e tem se tornado uma das modalidades turísticas mais populares do mundo, conquistando milhares de pessoas que apreciam degustar um bom vinho e imergir na cultura e tradição das vinícolas. 

Essa modalidade de turismo permite com que os apreciadores de vinho mergulhem nas tradições e paisagens únicas de cada região das vinícolas, acompanhando todo o percurso do cultivo das uvas, até serem transformadas na bebida.  

Dessa forma, é possível acompanhar toda a jornada do simples ato de experimentar o vinho, um misto de cultura, história e complexidade de aromas e sabores que as uvas podem oferecer.  

Entre as características do enoturismo estão:  

  • Visita a vinícolas e vinhas; 
  • Degustações; 
  • Harmonização de vinho com alimentos; 
  • Turismo cultural e paisagístico; 
  • Cursos e workshops; 
  • Exploração de roteiros enogastronômicos. 

Enoturismo é apenas para especialistas? 

Não pense que esta modalidade de turismo é destinada apenas aos especialistas em vinho. Qualquer pessoa pode realizar este tipo de viagem, independentemente do nível de conhecimento sobre vinhos, pois trata-se de uma experiência completa e enriquecedora em termos gastronômicos

Roteiros do Sesc que exploram o enoturismo 

Conheça mais sobre os pacotes de viagem do Sesc que contemplam o enoturismo!

Pacote Bento Gonçalves e Festa Nacional da Uva  

O Sesc-SC conta com inúmeros roteiros de viagem durante o ano todo, entre eles o roteiro de Bento Gonçalves, conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho. O passeio explora a região do Vale dos Vinhedos, que é o principal destino enoturístico do Brasil. 

Ainda neste mesmo roteiro, o Sesc leva os visitantes até a Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, de acontece de 15 de fevereiro a 03 de março. 

Pacote Vindima em Rio Negro, Urussanga, Makhall 

Neste roteiro regional, os visitantes irão conhecer a produção de vinhos e belas paisagens na Casa Zator. Uma experiência completa com acesso a todas as etapas de produção, e ainda de saborear um almoço típico italiano e realizar a pisa da uva.