Desde sua abertura no dia 11 de agosto, o Centro Cultural Vidal Ramos em Lages chama a atenção do público e recebe diversos visitantes, entre moradores e turistas, que querem conferir o resultado da obra de restauração, conhecer os novos espaços e a programação do local, administrado pelo Sesc. Na estrutura, construída no século passado, também podem ser realizadas visitas guiadas, para conhecer um pouco mais da história do prédio que sediou o tradicional Colégio Rosa. Os agendamentos podem ser feitos no local ou pelo telefone (49) 3222-4271.
Além de área externa para convívio, o Centro Cultural conta com cafeteria, duas galerias de arte, central Relacionamento com Clientes, salas para aulas de artes, dança, música, teatro e para cursos de literatura, cinema com viabilidade de múltiplo uso, e uma biblioteca especializada em artes e história da cidade e região, com espaço para visualização de documentários e audiovisuais do acervo do CineSesc e audição de diferentes grupos musicais catarinenses e de referência na música brasileira.
A localização central na cidade facilita o acesso a atividades artístico-culturais que serão oferecidas, tais como mostras de cinema, espetáculos de teatro ao ar livre, apresentações musicais, rodas de leitura e intervenções culturais. As programações dos eventos serão divulgadas previamente.
Nas galerias, estão abertas para visitação exposições de importantes artistas serranos. “História e Arte”, de Moacyr Vidal Ramos, que aos 83 anos apresenta pinturas que retratam especialmente a família, o homem do campo, o rústico, as raízes serranas, os pinheiros e as paisagens dos campos de Lages, especialmente da Coxilha Rica, onde viveu grande parte de sua vida. “Retrospectiva”, de Clênio Souza, artista natural de Urubici, falecido há dez anos, que adotou Lages como sua cidade, onde produziu incansavelmente suas pinturas, esculturas, desenhos e poesias. Esta mostra traz um panorama das diversas séries produzidas ao longo de sua carreira como “Marias”, “Catedrais Imaginárias”, “Mulheres de Pompéia”, “Lapso”, “Galpão” e “Homobagualis”. É possível participar de visitas mediadas por profissionais especializados em artes plásticas, que poderão dialogar com o público presente sobre as obras e os contextos artísticos e históricos que intermeiam as exposições.
Cursos e oficinas: No espaço serão ofertados diversos cursos e oficinas voltados ao desenvolvimento artístico-cultural. A população poderá participar de oficinas com especialistas nas diversas linguagens, e de cursos sistemáticos de dança, teatro, música, artes plásticas, incluindo história da arte e arte digital. Os cursos estarão disponíveis para crianças, adolescentes e adultos e em breve será divulgado o cronograma de realizações. Mais informações podem ser conferidas em sesc-sc.com.br ou pelo telefone (49) 3222-4271.
Biblioteca:
A Biblioteca do Centro Cultural Vidal Ramos conta com títulos de literatura brasileira e estrangeira, além de acervo especializado em arte: cinema, fotografia, música, teatro, dança e história da arte. Para os pequenos, foi desenvolvido um espaço dedicado a literatura infantil e infantojuvenil. Entre os serviços oferecidos estão: consulta local do acervo, empréstimo domiciliar de livros, computadores com acesso a internet, rodas de leitura e contação de histórias, além de diversificadas ações de incentivo à leitura.
Cafeteria:
Após participar das atividades do Centro Cultural, os visitantes poderão se deliciar com os lanches e pratos quentes disponíveis na Cafeteria anexa ao espaço. Com cardápio variado, incluindo pratos típicos da região serrana, é um ambiente agradável e aconchegante, com mesmo horário de funcionamento dos demais espaços.
(Última atualização: 26/08/2016)