5 passos para uma alimentação saudável

Adotar uma alimentação saudável é essencial para promover o bem-estar físico e mental. Leia o artigo e confira 5 dicas para iniciar hábitos alimentares mais saudáveis!


14/12/2023 - Atualizado em 14/12/2023 - 2228 visualizações

Em uma rotina muito atarefada, muitas vezes acabamos esquecendo da importância de adotar uma alimentação saudável. A alimentação reflete em nosso estilo de vida, sistema imunológico, qualidade do sono e até mesmo em nosso humor.  

Se você deseja mudar os seus hábitos alimentares com dicas simples, comece hoje lendo os 5 passos para uma alimentação saudável

Planeje o seu tempo 

O primeiro passo para ter uma alimentação mais saudável e balanceada é o planejamento. Parar ao menos 15 minutos para pensar o cardápio do próximo dia é fundamental para começar a inserir alimentos mais saudáveis em sua rotina, mesmo que seja atarefada.   

Você pode usar desde planilhas, a aplicativos ou mesmo na ponta do lápis para começar a pensar mais em sua alimentação.  

Escolha restaurantes que oferecem comida por quilo  

Caso você prefira comer fora, é importante optar por locais que ofereçam comidas frescas por quilo, e evitar fast foods e comidas processadas.  Nos Restaurantes do Sesc, por exemplo, você encontra diversas opções de alimentos saudáveis e acessíveis.  

Confira abaixo o programa Top Dicas, em que a nutricionista do Sesc-SC, Letícia Zago compartilha dicas sobre como montar um prato balanceado em restaurantes. 

Introduza novos alimentos em sua dieta 

Dê preferência para grãos integrais e alimentos naturais. É importante que, diariamente, você se alimente com pelo menos 03 porções de legumes e verduras como parte de suas refeições e ainda 03 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.   

O prato queridinho do Brasil, o arroz e feijão é uma combinação completa de proteínas. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de pelo menos 5 vezes por semana

Combine alimentos e monte um prato equilibrado 

Alimentação balanceada é sinônimo de alimentação saudável. E um dos pontos principais, é inserir no seu prato tudo o que o nosso corpo precisa para funcionar bem: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, mineiras e fibras.   

É muito importante montar um prato saudável, saboroso e colorido, procure dividir em 25% proteínas, 50% vegetais crus e cozidos e 25% carboidratos.  Confira abaixo mais dicas sobre como aproveitar os alimentos conforme as estações no ano com o nutricionista do Sesc-SC, Leonardo Gonzaga Surna.

Procure acompanhamento profissional 

A chave para atingir o equilíbrio numa alimentação saudável é buscar o apoio profissional. Por meio de uma equipe qualificada, é possível introduzir em sua dieta uma alimentação que atenda às suas necessidades.   

Cabe ao nutricionista, elaborar uma dieta que seja adequada ao seu estado de saúde, e preste orientações nutricionais.  

No Sesc-SC, você pode agendar uma consulta com nossos nutricionistas e realizar o seu acompanhamento.    

Gostou dos nossos passos para você adotar para uma alimentação e vida mais saudável? Caso tenha ficado alguma dúvida deixe abaixo nos comentários, e responderemos assim que possível! 

1 Comentários

ALBERTO NASCIMENTO

09/02/2024 ÓTIMO, ÓTIMO. AMEI

Publicado à 15 semanas


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .