5 hábitos para uma boa saúde intestinal e imunidade

Leia o artigo e conheça dicas para uma boa saúde intestinal e imunidade


15/12/2023 - Atualizado em 19/12/2023 - 2190 visualizações

Quando falamos sobre imunidade, uma das primeiras coisas que devemos ter em mente é a importância da saúde intestinal. 

Nosso intestino absorve nutrientes que desempenham diversas funções no corpo, como por exemplo, a produção de energia, saúde da pele, bem-estar mental e até mesmo em relação ao nosso sistema imune.Estamos acostumados com a ideia de que o nosso intestino é o local de digestão e absorção dos alimentos, mas há vários anos tem se observado que a mucosa do intestino abrange a maior coleção de células imunes do corpo e que estas estão em atividade contínua, intensa e silenciosa. 

Em nosso intestino temos nossa microbiota, onde nosso corpo, e especialmente nosso intestino, abrigam trilhões de bactérias benéficas que vivem em perfeita harmonia, que nos ajudam a digerir alimentos, eliminando toxinas, produzindo moléculas ativas e “educando” nosso sistema imunológico para nos proteger contra microrganismos patogênicos. 

Dependendo do equilíbrio e da aptidão da microbiota intestinal, nossa resposta imunológica pode se mostrar forte e resistente ou mais debilitada. Felizmente, existe um papel natural entre nossa dieta e a composição de nosso microbioma intestinal, facilitando a manipulação e o ajuste da nossa microbiota. Confira 5 hábitos para uma boa saúde intestinal: 

Mastigar bem os alimentos: 

Muitas vezes nos esquecemos de programar em nossa rotina coisas simples, as quais trazem diversos benefícios e fazem a diferença na saúde. Mastigar bem não apenas facilita a deglutição dos alimentos, mas também promove a saúde intestinal através da facilidade de digestão e absorção dos nutrientes.

Menos embalagens mais cascas:

Infelizmente, a nossa geração consome muitos alimentos processados e industrializados. Tal conduta está estritamente vinculada ao surgimento de inúmeras doenças e a imunidade baixa. 

Quando falamos sobre imunidade e saúde intestinal, nossa alimentação ganha destaque. Fisiologicamente falando, somos aquilo que ingerimos diariamente.  

Uma dica importante, por exemplo, é a inserção de folhas verdes na alimentação, a vitamina C é um antioxidante que combate os radicais livres no corpo. Muitas pessoas acreditam que ela encontra-se somente em frutas cítricas, no entanto, as folhas verdes como rúcula, agrião e espinafre são ricas na vitamina.