Dica 5: autocuidado

Mais uma semana chegando com uma nova dica no ar…

5. Cuide de si mesmo para poder cuidar dos outros

Como você está? Já parou para pensar que para estar disponível ao próximo, primeiro é preciso pensar em você mesmo?

Por isso, a dica 5 é:

Cuide de si mesmo para poder cuidar dos outros

Aqui no Sesc, já falamos sobre a importância do autocuidado na prevenção ao Coronavírus anteriormente, mas, além disso, neste momento nossa atenção é para o autocuidado com sua saúde como um todo (mental, física e emocional), o que vai muito além do que a pandemia tem nos imposto!

Já sabemos que exercitar-se, manter uma alimentação o mais saudável possível e estar em dia com sua saúde física são itens necessários para a manutenção da saúde. Mas, para complementar seu bem-estar, outras ações também podem contribuir e muito:

· Qualidade do sono: diretamente relacionada à habilidade de concentração e memória, é o momento de recarregar as energias para um novo começo;

· Atenção plena: exercícios de busca pelo estado de atenção plena focada em um determinado objetivo auxiliam na redução do estado de estresse;

· Pedir ajuda: faz parte do processo de saber se observar e perceber que algo não está bem, que nem tudo está em nossas mãos, mas que o outro pode contribuir de alguma forma;

· Comunicar-se mais e melhor: estar em contato com uma rede de apoio positiva, pessoas que somam em nossas vidas e contribuem de forma efetiva. Em tempos de isolamento social, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para aproximar aqueles que estão fisicamente distante de nós;

· Espiritualidade: identificar o que nos conecta e faz bem, no que acreditamos e traz paz, não se tratando necessariamente de religião, mas de crença e fé;

· Fazer mais do que se gosta: atividades prazerosas influenciam fisiologicamente em nosso organismo, por consequência geram a sensação de relaxamento, nos motivam e nos tornam cada vez melhores naquilo que nos propomos a fazer.

Percebe que tudo está interligado numa grande rede? Fica mais difícil cuidar do outro quando se está precisando de cuidados, não é mesmo?

Nada é tão simples como parece, mas se colocar como prioridade da sua vida e praticar o autocuidado são um ato de amor-próprio e ao próximo!

Seguem algumas sugestões de leitura que abordam este tema:

“Bem me Quero” – Hábitos simples par tirar o melhor partido de si, de Mel Noakes.
“Atenção Plena” – Mindfulness, de J. Mark G. Williams.
“Um novo mundo” – O despertar de uma nova consciência.

Confira os posts anteriores:

Dica 1: incentive momentos de trocas de feedbacks
Dica 2: tolerância e reaprendizados
Dica 3: empatia
Dica 4: trocas verdadeiras

Por: Assessoria de Recursos Humanos do Sesc-SC (ARH)

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