Empatia no trabalho

Praticar empatia no ambiente de trabalho é fundamental para que tudo o que se refere ao universo corporativo possa acontecer com mais sucesso. Trabalho e empatia poderiam ser sinônimos! Mas, você sabe o que é empatia?

Empatia e simpatia podem andar juntas, mas não são a mesma coisa! Ser empático é saber se colocar no lugar do outro. Agir, pensar, sentir assim como se você fosse o outro. Difícil, não é mesmo?!

Abaixo segue algumas dicas:

– Goste de pessoas: Antes de imaginar o trabalho entenda que você se relaciona com pessoas. Pessoas essas que realizam tarefas, TRABALHO!

– Respeite sempre!: Está certo que você não precisa ser fã de carteirinha de ninguém, mas respeitar o outro é fundamental. Fora que o respeito faz com que nos aproximemos mais das pessoas e dessa maneira a possibilidade de gostar delas, aumenta.

– Seja flexível: Estar disponível para realmente conversar e não somente repassar o que você pretende que seja feito é importante para avaliar situações de uma forma ampliada. Conversar significa estar disposto a também ouvir o outro e não apenas falar o que você deseja.

– Autoridade e autoritarismo são coisas diferentes. Esteja preparado para assumir a sua função de forma tal que a competência fale mais alto. Quando você tem claro o que precisa fazer e o que espera do trabalho do outro, o que deve prevalecer é a cooperação.

Estabelecer uma relação empática dentro do ambiente do trabalho colabora para que todos convivam num ambiente melhor: mais humanizado e consequentemente mais produtivo. Então, vamos praticar a empatia?

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