SC tem representante no Pautas Sociais do Sesc
A 7ª edição do projeto Pautas Sociais foi realizada no Polo Sociocultural Sesc Paraty, na cidade de Paraty (RJ), entre 26 e 30 de novembro de 2025. Com o tema “Cuidado nas Comunidades Tradicionais”, o festival teve como objetivo fortalecer a atuação das equipes técnicas dos Departamentos Regionais e Polos do Sesc junto às comunidades tradicionais, reconhecendo e valorizando suas formas de organização social. Ao todo, lideranças comunitárias de 18 estados e do Distrito Federal participaram da iniciativa.
Santa Catarina esteve representada pela Comunidade Quilombola Maria Rosalina, de Araranguá, por meio de sua liderança Custódia Anacleto. Griot, professora de Saberes e Fazeres na Educação Quilombola e referência em sua comunidade, Custódia carrega uma trajetória marcada pela resistência, pela preservação da cultura e pela defesa dos direitos básicos de seu povo.
Durante o festival, ela integrou a programação da Tenda do Cuidado com a vivência “Cuidado com Ervas: Saberes que Curam”, apresentando ervas medicinais e oferecendo chás voltados ao relaxamento, alívio de dores e fortalecimento da imunidade. A ação reforçou a importância do conhecimento tradicional no cuidado coletivo e no bem-estar comunitário, valorizando práticas simples, acessíveis e profundamente enraizadas na cultura quilombola.
A participação do Sesc Santa Catarina na 7ª edição do Festival Pautas Sociais reafirma o compromisso da instituição com o Desenvolvimento Comunitário e com a atuação qualificada junto às comunidades tradicionais, fortalecendo vínculos, saberes e territórios em todo o estado.
Festival Pautas Sociais do Sesc
O projeto busca qualificar as equipes do Sesc para a atuação em Desenvolvimento Comunitário, ampliando o impacto da instituição nas redes comunitárias regionais. Além de promover formação técnica, o festival dá visibilidade aos saberes, práticas e tecnologias sociais das comunidades, impulsionando seu desenvolvimento territorial.
Crédito das Fotos: Filipe Campos
A programação contou com rodas de conversa sobre o cuidado nas comunidades tradicionais, destacando o conhecimento e as experiências das representações comunitárias presentes. Também foram realizadas visitas ao território anfitrião, em São Gonçalo (Paraty), onde os participantes puderam conhecer modos de vida, histórias, práticas culturais e estratégias de defesa do território.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários