Sesc-SC lança novo programa Viva Digital 50+

O lançamento aconteceu no Dia Nacional da Inclusão Digital, 27/03


26/03/2024 - Atualizado em 28/03/2024 - 1999 visualizações

 Inclusão Digital

Hoje, 27/03, é o Dia Nacional da Inclusão Digital. A data ainda não é reconhecida oficialmente, mas o Ministério das Comunicações já considera o dia 27 de março como um marco. O objetivo dessa data é de incentivar o raciocínio sobre a utilização da tecnologia no dia a dia das pessoas e discutir ações que possibilitem o acesso à comunicação digna a toda a população. 

Registro de atividades do Trabalho Social com Pessoas Idosas.

 A inclusão digital é um caminho para a inclusão social. As pessoas estando capacitadas e bem-informadas têm mais condições de exercer a cidadania e de fazer melhores escolhas, com autonomia e segurança.

A pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, realizada na 2ª edição em 2020, mostra que os idosos no Brasil se sentem excluídos do mundo digital.

Segundo a pesquisa, 72% da população 60+ nunca utilizou um aplicativo e 62% nunca utilizou redes sociais. 

 Segundo a Política do Envelhecimento Ativo, elaborada pela OMS, promover a inclusão digital por meio do acesso à internet e do treinamento pode ser uma forma de facilitar a participação de pessoas que foram excluídas da sociedade.

É uma das formas de seguir um dos pilares do Envelhecimento Ativo, o “Aprendizagem ao longo da vida”, promovendo a inclusão tecnológica, garantindo acesso e treinamento adaptado às necessidades específicas das pessoas de todas as idades que estejam sujeitas ao risco de exclusão.


Atuando nesse sentido, o Sesc-SC iniciou as atividades de inclusão digital para pessoas idosas em 2007, com o projeto Idoso Empreendedor, na Atividade de Trabalho Social com Grupos, do Programa Assistência. Em 2018, o projeto foi atualizado e passou a se chamar Mundo Digital Máster, ofertado para pessoas idosas acima de 55+.   

Registro de atividades do Trabalho Social com Pessoas Idosas.

Lançamento do Programa de Inclusão Digital – Viva Digital 50+ 

Para 2024, seguindo o processo de atualização e melhorias dos serviços, o Sesc- SC apresenta o novo Programa de Inclusão Digital – Viva Digital 50+.

Uma nova metodologia está em implantação em 26 unidades do Sesc-SC, preparada para atender a 1.400 pessoas no ano.

Registro de atividades do Trabalho Social com Pessoas Idosas.k.