Sesc realiza Projeto Xodó em Canoinhas


27/07/2017 - Atualizado em 04/08/2017 - 232 visualizações

O projeto “Xodó” tem por principal objetivo fortalecer laços entre crianças e idosos, avós ou não, resgatando valores e propiciando um ambiente de troca de experiências através do desenvolvimento de atividades intergeracionais. No Sesc de Canoinhas o projeto está acontecendo na Escola Municipal Alberto Wardenski e conta com a participação de nove avós e dez pré-adolescentes.

Neste primeiro trimestre, o grupo está trabalhando o caderno “Boticarium – Conhecendo a magia das plantas”. As atividades propostas neste caderno foram elaboradas de maneira que, mais do que falar sobre a natureza ou a necessidade de preservá-la, mais do que dar aula sobre as plantas da horta e os chás, as crianças e avós pudessem vivenciar este ambiente promovendo assim a interação das gerações. Essa interação valoriza o saber e a experiência de vida dos mais velhos, e por outro lado, as crianças transmitem novos valores de comportamento e saberes aos idosos, tornando assim uma via de mão dupla, e não uma relação em que o mais velho repassa seus saberes para os mais novos. Nesse convívio a transmissão dos saberes não é linear, ambas as gerações possuem sabedorias que podem ser desconhecidas para a outra geração, e a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir e de sentir, e assim, poder renovar as opiniões e visões acerca do mundo e das pessoas.

Neste sentido, além dos encontros semanais que acontecem desde o mês maio, os participantes realizaram uma Visita na Floresta Nacional de Três Barras. Foi uma experiência com troca de conhecimentos em que as avós também deram a sua contribuição contando sobre as plantas que elas já conheciam. Finalizamos com um piquenique organizado pelos próprios participantes, que trouxeram deliciosos quitutes de suas casas para compartilhar com os demais.  

Colaboração: Rejane Borba, colaboradora do Sesc em Canoinhas



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .