Sesc-SC realiza mais uma edição do Café Conserto

O projeto tem o objetivo de reduzir o desperdício e incentivar o contato social


12/12/2023 - Atualizado em 13/12/2023 - 364 visualizações

Café Conserto

Em 2003, uma das atividades do Sesc voltadas a sustentabilidade foi o Café Conserto. Realizado em várias edições pelo ano, e em unidades Sesc espelhadas pelo estado, o projeto tem o objetivo de reduzir o desperdício e incentivar o contato social.    

O Café Conserto une voluntários com habilidades como costura, marcenaria ou eletrônica, para compartilhar seus conhecimentos com quem precisa reparar algum item, de forma que todos possam interagir, aprender e consertar os bens desejados. 

No sábado (09/12), aconteceu a segunda edição do Café Conserto na unidade do Sesc Prainha. Rosana Patrícia Nascimento é instrutora de corte e costura no Sesc Prainha, e aproveita os encontros do Café Conserto para compartilhar técnicas de costura que não utilizam a máquina.  

 “Nos encontros do Café Conserto damos espaço ao trabalho manual. No curso de Corte e Costura, trabalhamos com mas máquinas, aqui no Café Conserto privilegiamos os serviços que podem ser feitos com as mãos, como uma barra, ou pregar um botão.”, declara a instrutora. 

A aluna de Corte e Costura, Denise Carvalho Vieira destaca que o Café Conserto é uma oportunidade para pegar dicas extas as vistas nas aulas: Vim pegar umas dicas de como fazer uma barra, pois é um conhecimento que quero ter, além do que estou aprendendo no curso.”. 

 Já Terezinha Andreani participa do grupo Mãos à Obra, aproveito o momento para aprender a ajustar uma calça: “Eu trouxe uma calça para apertar. Eu tentei fazer sozinha, não consegui, aqui estou pegando as instruções para ajustar a peça sem danificá-la.”.  

Conceito que inspirou o Café Conserto 

Você já ouviu falar no conceito de "Repair Café"? A proposta foi criada em 2009, em Amsterdã, na Holanda, pela ambientalista Martine Postma, para combater a cultura do descarte e estender a vida útil de objetos. A ideia é reunir pessoas voluntárias para consertar itens, que vão de brinquedos quebrados, roupas descosturadas a eletrodomésticos que não funcionam mais. Todos os reparos são feitos gratuitamente, em uma troca de gentilezas e aprendizados entre os moradores da região.     

Confira alguns registros do Café Conserto pelas Unidades Sesc-SC

Galeria GRADE - Incluir Imagens

Sesc Canoinhas

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Tubarão

Sesc Tubarão

Sesc Tubarão

Sesc Concórdia

Sesc Concórdia

Sesc Concórdia

Sesc Tijucas

Sesc Tijucas

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .