Sesc Criciúma celebra os 100 anos de Dona Irene

Comemoração contou com a presença do grupo Conecta 60 +


03/11/2023 - Atualizado em 03/11/2023 - 2200 visualizações

100 anos Dona Irene

O dia 31 de outubro foi uma data especial para o grupo Conecta 60 + da unidade Sesc Criciúma, devido a comemoração do centenário de Irene Dal Sasso. A idosa, que frequenta o Sesc há mais de 40 anos, é conhecida por sua gentileza, vitalidade e esperança.   

A comemoração foi repleta de memórias compartilhadas, votos de felicidade e dança de salão, a atividade preferida da Dona Irene. Além disso, a equipe de assistência do departamento regional do Sesc-SC conseguiu um vídeo de seu ídolo, o cantor Sidney Magal, parabenizando-a pela data.

A aniversariante ficou extremamente emocionada com a homenagem.  O vídeo foi gravado na programação do Encontro 60+, realizado de 09 a 11 de outubro, em Florianópolis, e que reuniu no Hotel Sesc Cacupé grupos do Trabalho Social com Idosos (TSI), de unidades Sesc de todo o estado.

Foi a sétima edição do evento que teve como tema será: "A Era de Ouro do Rádio". Na abertura do evento, também foi apresentado um vídeo com a declaração da Dona Irene, que não pode ir a Florianópolis, mas não poderia estar de fora dessa celebração.    

Desejamos que ela permaneça com muita energia e saúde, inspirando todos ao seu redor.   

Vídeo com depoimento de Dona Irene, exibido na abertura do Encontro 60+ 

Sidney Magal parabeniza Dona Irene pelos seus 100 anos de vida! 

Confira as homenagens 

Irene, 
Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé e esperança. 
Dona Irene construiu sua vida na base do amor, da fé e do trabalho. 
É preciso construir esperanças, derramar nos espaços que habitamos uma poeira de amor e sentimentos positivos. 
Até mesmo contra todas as dificuldades o coração age e vê melhor que os olhos. 
Existe somente um tempo para a gente ser feliz. Esse tempo chama-se presente, o hoje.
Não importa o que Dona Irene faz hoje e nem que lugar ela ocupa. 
O que importa, para nós, foi a dedicação, a responsabilidade, a humildade, o exemplo que deixa para nós e toda a sua família. 
Dona Irene é uma doce canção de vida, uma poesia da eternidade, uma amiga que reparte felicidade e encoraja seu exemplo. 
Ninguém constrói uma história sozinho, nem ela fez isto. Além da família que formou, sempre encontrou grandes amigos pelo seu caminho. 

Ah! Se a gente soubesse o quanto o carinho salva, a atenção alimenta e a união fortalece. 

A vida é passageira como a dor...  Importante como a senhora, Dona Irene... 
Existem momentos na vida em que o que mais precisamos é de um abraço longo e verdadeiro, sem nenhuma palavra. 
Obrigada por permitir que nós façamos parte da sua vida.      

 Texto de Jucélia Gastaldon Meller          

 A existência de Dona Irene 
É lucidez e consciência 
É força de persistência 
É sentimento da verdade 
É o poder de revelar-se, de aceitar, de assumir, de expandir-se, trabalhando como cabeleireira. 

É a sensação do próprio poder 

É como a flor que encontra o sol 
Abrindo suas pétalas frescas 

Como farol de luz. 

É a sensação de existir dentro do nosso coração para olhar, ouvir e gostar. 
A vida fala com sabedora, a ignorância cala neste infinito céu azul 

Só sabe quem acredita no amor 

Na beleza da luz divina Dona Irene nasceu para vencer 

Querendo a paz em sua vida, trabalhando e formando sua linda família.      


 Adaptação do texto de Madalena Althoff por Jucélia Gastaldon Meller   

Dados de idosos centenários

Segundo os últimos dados do IBGE (Censo 2022), o Brasil tem 37,8 mil idosos com 100 anos ou mais. Essa última pesquisa aponta que o total de pessoas centenárias aumentou 67% em relação ao levantamento de 2010.

No estado de Santa Catarina, os dados mostram ainda que a proporção da população idosa triplicou em 40 anos, saindo de 3,5% em 1980 para 10,4% em 2022. A capital Florianópolis é a cidade catarinense com maior número absoluto de moradores com 100 anos ou mais, são 83 dos 667 centenários no estado, o equivalente a 12%. Dos 295 municípios de Santa Catarina, 171 deles têm pelo menos um morador com mais de 100 anos (57,96%).

O Sesc acredita e atua em todo estado para que o envelhecimento das pessoas seja ativo e saudável, um processo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde integral, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.

60 anos Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc (TSPI)

Em 2023, o Trabalho Social com Idosos do Sesc completa 60 anos. O programa é pioneiro no país, e fez com que o Sesc seja reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU) como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social. Nacionalmente, o TSI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito/Florianópolis.         

 O objetivo principal do TSPI é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais: relações Intergeracionais; gerontologia como tema transversal;  protagonismo da pessoa idosa; envelhecimento ativo.     

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

100 anos Dona Irene

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .