Sesc Comunidade: Transformando a infância e juventude


29/05/2017 - Atualizado em 09/06/2017 - 315 visualizações

Segundo informações da Unicef, o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que diz respeito à proteção da infância e da adolescência. No entanto, é necessário adotar políticas públicas capazes de combater e superar as desigualdades geográficas, sociais e étnicas do país. No estado de Santa Catarina também é percebido estas desigualdades, portanto, é necessário articulação e engajamento para que propostas de contribuição para minimizar estas desigualdades sejam desenvolvidas.

Assegurar que crianças e adolescentes cresçam em igualdade de oportunidades, é uma responsabilidade de todos, conforme podemos identificar no Estatuto da Criança e do Adolescente no seu artigo 4: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Em contribuição ao desenvolvimento social de inúmeras crianças e adolescentes que residem em comunidades catarinenses é que o Sesc em Santa Catarina realiza o projeto Sesc Comunidade, em quatro municípios catarinenses: São José, Palhoça, Penha e Joinville, como forma de gerar a inclusão social, o exercício da cidadania, a socialização e integração de diferentes pessoas e, sobretudo criar um rede de parcerias para o desenvolvimento das ações.

O Sesc Comunidade promove a construção de quadras poliesportivas cobertas em áreas de comunidades em vulnerabilidade social, nas quais são desenvolvidas atividades educativas, esportivas, culturais e sociais. A diretriz pedagógica do Projeto pretende propiciar meios às crianças, jovens e adultos para a prática de diversas atividades na perspectiva da promoção humana e do desenvolvimento social.

Toda a sua essência está no estímulo à organização comunitária e à percepção da quadra como um espaço que pertence verdadeiramente àquela localidade. São inúmeras parcerias com órgãos públicos e privados que permitem ao Sesc atender cerca de mil pessoas diariamente nas quatro quadras do Sesc Comunidade.

No Sesc Comunidade em São José, muitos meninos e meninas vem se destacando em algumas das atividades desenvolvidas. Recentemente alunos da atividade de Karatê, que é desenvolvido em parceria com Prefeitura Municipal do São José e com a Associação Sombra de Karate, participaram do 33º Campeonato Brasileiro de Karatê realizado em Tubarão SC .  Voltaram com um campeão brasileiro
Hendric Barreto da Cunha Oliveira, 11 anos, Categoria de 10 a 11 anos ( B) Modalidade Kumite - Primeiro Lugar - Classificação para o Mundial no Canadá. Mateus do Nascimento Jaques,  12 anos- Categoria de 12 a 13 anos (B), Modalidade Kumite - segundo lugar e Modalidade Kata - terceiro lugar e Maykel Douglas Kriguer, 14 anos - Categoria de 14 a 15 anos (B), Modalidade Kumite - terceiro lugar - Kata - terceiro lugar.

Esses resultados são indicativos de que o Projeto está atingindo o seu objetivo, proporcionando resgate, motivação e elevação da autoestima dos participantes.

Iniciativas como o Sesc Comunidade contribuem para uma sociedade mais justa, fomentando o desenvolvimento social, na perspectiva de oportunidades, estimulando para que possamos num futuro próximo termos cidadãos mais conscientes e assim reforçamos a dignidade humana e o direito do desenvolvimento de habilidades, beneficiando inúmeras pessoas.

Por Giseli Mara Schena, Gerente de Assistência do Sesc em Santa Catarina



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .