Sesc celebra 10 anos do projeto Idoso Empreendedor, com evento na Capital, no dia 31/10


18/10/2017 - Atualizado em 03/11/2017 - 334 visualizações

No dia 31 de outubro (terça-feira), o Sesc em Santa Catarina realiza o evento “Idoso Empreendedor 10 anos – Uma data que merece ser comemorada”, em homenagem a este projeto pioneiro e inovador, que desde 2007 já incluiu digitalmente mais de 10 mil idosos, em todas as Unidades da Instituição no Estado. A atividade acontece às 14h, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis e contará com palestra com o médico gerontólogo e especialista em questões relacionadas ao envelhecimento, Alexandre Kalache que trará a temática “A produtividade na longevidade”. A ação é voltada aos idosos, parceiros e interessados no tema. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail idosoempreendedor10@sesc-sc.com.br.

O Projeto Idoso Empreendedor impulsiona à inclusão social, tendo como mediador o uso da informática. Os inscritos no Idoso Empreendedor Módulo I e II utilizam instrumentos do computador e internet como ferramentas impulsionadoras, entre elas as mídias digitais. Na prática, o projeto tem demonstrado que não há limite de idade para vivenciar novas experiências, trocar conhecimentos, renovar habilidades, atualizar-se com as tecnologias e participar ativamente da sociedade. A metodologia do projeto não se caracteriza como um curso, mas sim como um processo em grupo, onde os participantes socializam experiências. Através da informática, são realizadas atividades com temas escolhidos pelos grupos, como Direitos dos Idosos, Empreendedorismo Social, entre outros, que estimulam o aprendizado da tecnologia e oportuniza a todos um processo de inclusão digital.

Além disso, o Sesc passou a ofertar também as Oficinas Empreendedoras, em que os participantes utilizam equipamentos como tablet, smartphones, androids, e máquinas fotográficas. Através destas ferramentas são realizadas atividades com estímulo ao empreendedorismo e protagonismo social, contribuindo para o aprendizado da tecnologia e oportunizando a todos um processo de interação social.

+ Sobre Alexandre Kalache: 
Kalache é PhD e Co-President, International Longevity Centre (ILC) Global Alliance President, ILC-Brazil HelpAge International Global Ambassador on Ageing. Trabalhou por anos na Organização Mundial da Saúde ajudando a criar políticas para um envelhecimento ativo e saudável. Fundou a Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres. Lançou o marco político do envelhecimento ativo e o Movimento Global das Cidades Amigas dos Idosos. E hoje preside o Centro Internacional de Longevidade.

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS
O Sesc em Santa Catarina realiza o Trabalho Social com Idosos em todas as Unidades em Santa Catarina, com programações que visam desenvolver o protagonismo social, bem como fortalecer o empoderamento e a autonomia dos participantes. Entre os grupos mais procurados estão o projeto Idoso Empreendedor e as Oficinas Empreendedoras, que por meio da inclusão digital, redes sociais, aplicativos de smartphones e empreendedorismo social, contribuem para o protagonismo e emponderamento do idoso. A Instituição também oferece para esta faixa etária Grupos Interativos, GRUPATI – Grupo de Estudos sobre a Pessoa Idosa, Grupos de Cantoria, Grupo de Voluntários, Dança Circular, Xodó (grupo intergeracional) e Grupo da Memória. O cronograma completo com os horários e grupos disponíveis em cada Unidade estão disponíveis em www.sesc-sc.com.br.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .