PPSI do Sesc Mesa Brasil realizou ações em Centros de Educação Infantil
Projeto de Promoção à Saúde na Infância (PPSI), desenvolvido pelo Sesc Mesa Brasil em parceria com a Global FoodBanking Network (GFN), segue fortalecendo a promoção da saúde e da alimentação adequada desde os primeiros anos de vida. Em agosto, as ações foram realizadas nos Centros de Educação Infantil Frei Antônio e MontSerrat, localizados em São José e Florianópolis.
Durante o mês, as crianças participaram de atividades educativas voltadas à alimentação, nutrição e meio ambiente.
Com destaque para a importância da água e a introdução ao tema hortas, os alunos puderam, por meio de músicas, desenhos e trabalhos em grupo, refletir sobre o papel da água no cotidiano e aprender os elementos necessários para a construção de uma horta, incluindo sol, água, terra, sementes, mudas, ferramentas e cuidados diários.
A programação também incluiu uma oficina culinária, na qual as crianças prepararam sucos de melancia com limão e de cenoura com laranja.
A iniciativa teve como objetivo ampliar o contato dos pequenos com frutas e legumes, promovendo o reconhecimento dos alimentos inteiros, picados e preparados, além de contribuir para reduzir a seletividade alimentar.
Além das atividades com as turmas, o PPSI realizou uma formação para profissionais do CEI MontSerrat, envolvendo professores, auxiliares, cozinheiras, equipe de apoio e gestores.
O encontro abordou de forma prática e interativa temas do Guia Alimentar para a População Brasileira, como estado nutricional da população, dimensões do ambiente alimentar, classificação de alimentos, organização das refeições e a importância do ato de comer e da comensalidade.
Durante a formação, os participantes desenvolveram atividades em grupo, discutindo desafios do cotidiano para uma alimentação saudável e estratégias para superá-los dentro da realidade escolar.O engajamento foi intenso, com trocas de experiências, compartilhamento de boas práticas e integração da Educação Alimentar e Nutricional às rotinas pedagógicas.
As ações realizadas em agosto reafirmam o compromisso do PPSI em estimular hábitos saudáveis desde a infância, envolvendo não apenas as crianças, mas toda a comunidade escolar em práticas educativas que promovem saúde, bem-estar e sustentabilidade.
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários