Projeto de empreendedorismo feminino do Sesc, Força Catarina, já impactou mais de 1.700 mulheres

Treze unidades vão receber a nova edição com palestras, oficinas e cursos profissionalizantes, saiba mais!


14/02/2024 - Atualizado em 14/02/2024 - 1511 visualizações

Força Catarina

O projeto Força Catarina busca estimular a independência financeira de mulheres em situações vulneráveis social, por meio da criação de uma rede colaborativa, voltada para o aumento da renda familiar e de implantação de espaços de socialização e capacitação. 2023 foi o primeiro ano de ativação do projeto, que obteve o público de 1.758mulheres, entre encontros, oficinas e reuniões em 13 unidades do Sesc pelo estado.    

Para 2024, o Força Catarina pretende atender 1.260 mulheres. As interessadas podem procurar o projeto nas seguintes unidades: Sesc Comunidade Biguaçu, Sesc Comunidade Cocal Do Sul, Sesc Comunidade Forquilhinha, Sesc Comunidade Irani, Sesc Comunidade Joinville, Sesc Comunidade Palmitos, Sesc Comunidade São José, Sesc Concórdia, Sesc Jaraguá Do Sul, Sesc Joinville, Sesc Ler Canoinhas, Sesc Palhoça, e Sesc São Bento Do Sul. Cada unidades Sesc é responsável pelo calendário de andamento do projeto.  

Registro do Força Catarina em Concórdia, 2023.

O Força Catarina contempla a seguinte metodologia:

  • Oficinas de criação: Desenvolvimento Empreendedor e Geração de Renda;  
  • Rodas de conversa para direcionamento a o mercado de trabalho e aptidões vocacionais;  
  • Palestras a respeito dos diretos das mulheres;  
  •  Planejamento econômico; saúde da mulher e mercado de trabalho;  • 
  • Mutirão da informação: ações de cursos e parcerias profissionalizantes; acessos e benefícios assistenciais.

Sesc SC, consciente da desigualdade de gênero que afeta centenas de mulheres catarinenses, está comprometido em combater os fatores que contribuem para essa situação. Por meio de uma iniciativa inovadora, inclusiva e sustentável, nasceu o projeto Força Catarina, com o objetivo de promover a autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social.  

O projeto está estruturado em três eixos fundamentais

  • Promoção Social: Focando na valorização da imagem e identidade da mulher nos ambientes sociais e econômicos, este eixo visa empoderar as mulheres e promover uma sociedade menos desigual e mais inclusiva.     
  •  Inclusão Produtiva: Busca oferecer oportunidades e capacitações para que as mulheres empreendedoras tenham acesso a conhecimentos e recursos que potencializem seus negócios e empreendimentos.     
  •  Reconhecimento: Através do reconhecimento do trabalho das mulheres empreendedoras e da valorização de suas conquistas, o projeto busca estimular o crescimento de suas atividades.    

    *Este projeto impacta positivamente nos Objetivos do Desenvolvimento  Sustentável: Erradicação da Pobreza, Igualdade de Gênero e Redução das Desigualdades. 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .