Mostra Sesc Arte de Periferia promove cultura no Hotel Sesc Cacupé
Nos dias 01 e 02 de novembro, o Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, foi palco da 4ª edição da Mostra Arte de Periferia, um evento que reuniu 80 participantes de instituições sociais para celebrar a diversidade cultural e fortalecer os laços comunitários por meio da arte.
O projeto é uma iniciativa conjunta das áreas de Assistência e Cultura do Sesc Santa Catarina, voltada para Organizações Sociais e parceiros vinculados aos programas Sesc Mesa Brasil e Sesc Comunidade. O objetivo é valorizar e dar visibilidade às expressões culturais produzidas nas comunidades, destacando o talento e a criatividade presentes em todo o estado.
Por meio do edital de 2025, foram contempladas as organizações APAE São José, Centro de Valorização Humana, Moral e Social (CEVAHUMOS) e o grupo VLP Back Spin, da Vila Aparecida, que participaram da etapa presencial da Mostra.
O Sesc-SC produziu vídeos das apresentações artístico-culturais nas áreas de artes cênicas e música, desenvolvidas dentro de suas comunidades e instituições.
As apresentações foram exibidas no sábado (01/11), durante o evento, e permanecem disponíveis no YouTube, ampliando o alcance e a visibilidade dos trabalhos.
Além das apresentações, os participantes vivenciaram uma experiência completa de viagem e hospedagem, com acesso a uma programação recreativa exclusiva, promovendo momentos de integração, aprendizado e lazer.
A Mostra Arte de Periferia reforça o compromisso do Sesc Santa Catarina com a valorização, o reconhecimento e a visibilidade das iniciativas artísticas e culturais produzidas nas comunidades atendidas por seus projetos sociais — fortalecendo a arte como instrumento de transformação e inclusão social.
Confira os vídeos das Mostra Sesc Arte de Periferia
Mostra Virtual Arte Periferia - CEVAHUMOS, COM O CORAL ABRAÃO
Organização da sociedade civil, parceira do Sesc há 10 anos, atua na área da dependência química e na prevenção a riscos sociais. Em Angelina, mantém duas comunidades terapêuticas para tratamento de álcool e drogas. Em Florianópolis, atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos no projeto Família Saudável, com oficinas de apoio pedagógico, artes, informática, capoeira, violão e violino. Foi em uma dessas oficinas que nasceu o interesse pelo canto coral, desenvolvido pela educadora Taís Conrado. A atividade fortalece vínculos e amplia as possibilidades de expressão e convivência.
Mostra Virtual Arte Periferia - GRUPO DE VLP BACK SPIN
Fundada em 1993, a VLP Back Spin é um projeto social e cultural que transforma vidas por meio da arte e da dança. Localizada na Vila Aparecida, em Florianópolis, é a crew de breaking mais antiga em atividade na Grande Florianópolis. Atende crianças e jovens de 6 a 17 anos, promovendo inclusão social e valores como respeito e autoestima. Sob a liderança de Wagner Kachaça e B-Boy França, o grupo mantém viva a essência do hip-hop. A VLP Back Spin é símbolo de resistência, identidade e transformação social.
Mostra Virtual Arte Periferia - APAE DE SÃO JOSÉ
Com 50 anos de história, a APAE de São José é uma entidade filantrópica dedicada à promoção dos direitos da pessoa com deficiência intelectual. Atende 635 usuários, incluindo pessoas com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e crianças com atraso global do desenvolvimento. Oferece serviços de saúde, assistência social e educação com equipe multidisciplinar. A instituição é gerida por uma diretoria voluntária, comprometida com transparência e inclusão. Seu trabalho fortalece o protagonismo e a participação das pessoas com deficiência.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários