Jovens participantes do “Liderança Comunitária” ajudam Casa Lar em Florianópolis


26/07/2017 - Atualizado em 04/08/2017 - 238 visualizações

No dia 19 de julho, o Sesc em Florianópolis (Prainha) formou sua 1ª turma do projeto "Liderança Comunitária". A atividade proporciona a adolescentes e jovens a experiência da criação e operação de uma organização comunitária. Os estudantes analisam a situação da comunidade local, detectam um aspecto a ser melhorado, constituem uma organização comunitária, elaboram um projeto de serviço comunitário e praticam atitudes de liderança. Este projeto é desenvolvido pelo Sesc em diversas cidades catarinenses, em parceria com a Júnior Achievement.

Os participantes do "Liderança Comunitária" na Capital – jovens aprendizes da Irmandade Divino Espírito Santo (IDES) – atuaram como protagonistas na restauração de um espaço de uma Casa Lar com o projeto “Restaurando Sonhos”, em prol das crianças da casa de acolhimento Lar São Vicente de Paulo.  Os encontros aconteceram todas as quartas-feiras das 13h30 às 17h no Núcleo de Formação e Trabalho da IDES, desde abril deste ano.

A Casa Lar São Vicente de Paulo abriga 22 crianças de 0 a 6 anos. Todas, sem quaisquer condições de estar em âmbito familiar. Os pequenos permanecem no abrigo enquanto aguardam decisão judicial que defina o encaminhamento para adoção ou retorno para a família de origem, conforme o entendimento pelo Juiz, do que é melhor para a criança.

Para ajudar o espaço, os adolescentes do "Liderança Comunitária" organizaram uma Campanha do Brinquedo para reorganizar a sala de visitas, apresentaram o projeto para os Idosos participantes dos Grupos Sociais do Sesc , conseguindo doações para realizar a reforma. O Grupo de Voluntariado do Sesc – Mãos à Obra, além de ajudar com valores em espécie, também confeccionaram conjunto de toucas, cachecóis, luvas para cada uma das crianças da Casa de Acolhimento, além de mantas para os sofás.

Os jovens conseguiram arrecadar R$ 2.350,00 em doações, sendo elas: tapetes emborrachados, toucas, mantas, adesivos para as janelas, papel contact para as mesas entre outros. E R$ 309,00 em espécie para a compra de: tinta para parede, canos, cabides, entre outros.

Na formatura, no dia 19/07 o projeto da turma foi apresentado, por meio de slides e vídeos, feitos pelos adolescentes, para mostrar os resultados. Estiveram presentes os apoiadores do projeto, familiares, instituições e demais interessados.

Colaboração: Vanessa Salles, técnica de Assistência do Sesc em Florianópolis (Prainha)




Projeto Restaurando Sonhos

Casa Lar antes do restauro

Casa Lar depois do restauro

Apresentação do projeto na formatura do Liderança Comunitária

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .