Grupos de Dança Circular realizam o Baile Branco

A celebração aconteceu na unidade Sesc de Araranguá


14/12/2023 - Atualizado em 14/12/2023 - 584 visualizações

Dança Circular

O Sesc Araranguá realizou o tradicional Baile Branco da Dança Circular, para agradecer o ano de 2023 e celebrar o ano de 2024. O encontro aconteceu no dia 11 de dezembro.   
A noite começou com uma recepção calorosa, com abraço, em seguida aconteceram as danças de saudação, danças natalinas e dança para reverenciar o ano de 2024.   

No Sesc Araranguá existe dois grupos de Danças Circulares, que se encontram nas segundas-feiras, das 9h às 10h e das 16h às 17h, com o propósito da experiência de dançar em círculo, conectar com a energia de todos os povos, proporcionar a vivência da partilha, da amorosidade e a alegria.   

As Danças Circulares são danças coletivas que tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento, pode ser realizada com pessoas de todas as idades, idosos, adultos, crianças, adolescentes e pode ocorrer em espaços diversificados, em ambientes abertos ou fechados.   

As danças são desenvolvidas visando ampliar o conhecimento em direção ao bem-estar físico, mental, emocional, energético e social, e proporcionam momentos de muita descontração. As Danças Circulares podem sensibilizar, socializar, resgatar valores humanos, elevar a concentração e memória, incentivar as interações entre os grupos, valorizar atitudes cooperativas, e, principalmente, despertar relacionamentos saudáveis dentro do contexto social em que vivemos.   

Cleonice Canto, técnica responsável pela atividade, ressalta que “durante a roda é vivenciado, por meio das danças, momentos para agradecer e celebrar, momentos estes, que ficarão na memória de cada um. A dança circular transforma”. 

Depoimentos

“Esse foi o meu primeiro Baile Branco da Dança Circular.  Foi de uma beleza indescritível, de uma paz interior muito grande, momento emocionante de conexão com o Criador. Só gratidão de participar desse evento com as colegas do SESC e, especialmente, com a coordenação da professora Cleonice!”, Rita de Cássia de Souza, Integrante dos Grupos: Mente Ativa e Conecta 60+.   

“A Dança Circular me proporcionou uma emoção nunca experimentada antes. Adorei a conexão com o grupo e principalmente comigo mesmo. Exige muita concentração, equilíbrio e atenção nos movimentos. Entendo que traz muitos benefícios para saúde mental, física e espiritual. É uma técnica que nos ajuda a nos conhecer no mais profundo interior. Quero participar mais vezes.  Quero destacar a condução impecável da nossa mestra incansável e encantadora Cleonice.

Quero agradecer também a presença da nossa Gerente do Sesc, que veio participar e nos prestigiar. Gratidão.”,  Maria Nazaré de Souza, Integrante dos Grupos: Mente Ativa e Conecta 60+  

“Eu sou a Fátima Rocha Luz, aluna veterana da Dança Circular no Sesc Araranguá. Participo do grupo desde quando começou. Ontem, tivemos nosso Baile Branco, estava tudo pronto quando cheguei lá. A Cléo e a Stefanie nos receberam com um sorriso e com muita energia positiva.   Estava maravilhoso nós veteranas da dança, as novatas e tudo fluiu com leveza, amor e paz, é somente se entregar. É difícil escrever sobre a Dança Circular, pois é muito mais que dançar, é emoção, cura, alegria, paz...  Alguém me disse: Quem canta seus males espanta, mas quem Dança seus males enfrenta.  Só tenho a agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para o Baile Branco acontecer. Estava maravilhoso! Gratidão, Gratidão, Gratidão.”,  Fátima Rocha da Luz – Integrante do Grupo Dança Circular e Mente Ativa.    

"Participar do Baile Branco trouxe leveza ao meu coração. Busquei me concentrar e mergulhar nesse universo da dança circular durante todo o tempo, aprendi muito e aproveitei o momento para refletir sobre o ano que vivemos e todos os motivos que eu tenho para agradecer. Sem dúvida, participarei das próximas edições.", Jociane Pagliarini, Gerente do Sesc Araranguá.  

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .