Grupo Mundo Digital Máster do Sesc Brusque realiza “amigo secreto” solidário

Confira como foi o momento de confraternização e de fazer o bem a quem precisa


20/12/2023 - Atualizado em 20/12/2023 - 404 visualizações

Mundo Digital Máster

Nesse ano, alguns grupos da atividade Mundo Digital Máster, do Sesc de Brusque, tiveram uma ideia diferente para a celebração de encerramento. Ao invés do famoso “amigo secreto” ser realizado de forma convencional, eles resolveram trocar panetones e fazer uma doação para a campanha “Dia de Doar” do Sesc Mesa Brasil.   

A campanha inicial solicitava a doação de panetones para compor a ceia natalina de pessoas em situação de vulnerabilidade. Logo após, a iniciativa ampliou o pedido de doações para itens de cesta básica e de higiene, devido às fortes chuvas que ocorreram em Santa Catarina. 

Cada grupo fez seu amigo secreto, trocaram os panetones e, quando todos os grupos finalizaram, realizaram as doações para o programa Mesa Brasil, em Blumenau.   

Outro grupo, também do Mundo digital Máster, resolveu ajudar de outra forma, fazendo seu amigo secreto apenas com presentes artesanais natalinos, produzidos por voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque. Desta forma, toda a renda gerada com os presentes foi revertida para a manutenção dos serviços da Rede, como exames preventivos, mamografias e ultrassons, além do transporte para o tratamento do câncer em Blumenau.   

O ato de doar contribui efetivamente para melhorar a sociedade, as instituições e, principalmente as pessoas. O grupo entende que fazer uma doação é uma forma de contribuir para uma causa em que se acredita e de exercer a solidariedade, o que traz uma sensação de satisfação e de bem-estar.     

Saiba mais

Destinado às pessoas acima de 55 anos, o Mundo Digital Máster promove a inclusão ou aperfeiçoamento digital por meio do computador e smartphone, e suas funcionalidades.  São trabalhadas noções básicas para utilização do computador ou smartphone, assuntos de interesse dos idosos mediados pela tecnologia, uso de aplicativos úteis para o dia a dia, entre outros temas, de acordo com a necessidade apontada pelos grupos.   

O projeto não se caracteriza como curso, é um processo grupal marcado pela constante formação e aprendizado e se efetiva através da formação de Grupos.   Para saber mais sobre o programa Mundo Digital Máster e se inscrever, é só acessar o link

Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc (TSPI)

Em 2023, o Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc completa 60 anos. O programa é pioneiro no país, e fez com que o Sesc seja reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU) como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social. Nacionalmente, o TSI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito/Florianópolis.            

 O objetivo principal do TSPI é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais: relações Intergeracionais; gerontologia como tema transversal;  protagonismo da pessoa idosa; envelhecimento ativo.      

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .