Grupo Mente Ativa do Sesc Concórdia promoveu exposição artística

Os alunos estiveram envolvidos de todas as etapas de produção, confira!


21/11/2023 - Atualizado em 22/11/2023 - 388 visualizações

Mente Ativa

O grupo Mente Ativa, do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Concórdia, montou uma exposição na Galeria de Artes da Unidade com o título: “A Vida é Espetacular”.   

Ao logo do ano, os participantes desenvolvem atividades de estimulação cognitiva, com música, movimento, atividades focadas e de concentração, raciocínio, além de muitos trabalhos manuais, resultando em lindas obras de artes. Para compartilhar as vivências de sala com familiares, amigos e com a comunidade veio o desejo de montar a exposição. 

A partir dessa ideia, os alunos se empenharam em ser protagonistas não só das artes, mas também de toda a montagem, desde a curadoria das obras até a preparação para acompanhar os visitantes durante a exposição.  

Processo criativo

Eles participaram de todo o processo de criação foi. Foram dias para a separação das obras, identificação e seleção.

Uma semana inteira para a montagem da exposição e preparação para as apresentações durante a visitação.   

Entre os dias 14 e 17 de novembro, a exposição ficou aberta para o público em geral, e contou com momentos de muita emoção, partilha e carinho.

A participação dos familiares foi de extrema importância para cada idoso mostrar aquilo que ele faz nas tardes no Sesc.


Muito mais do que arte e estimulação cognitiva, no Mente Ativa é um grupo social, em que cada aluno é acolhido, respeitado e livre para expressar suas emoções. 

“O Mente Ativa trabalha com atividades de estimulação da memória. Para nós, familiares do Altair Batistella, é uma atividade muito importante, e que traz novos desafios e saberes, envolvendo-o em novidades, viagens, tecnologias, oferecendo o conviver e o partilhar com outros da mesma idade e também com jovens e crianças, pois temos muito a aprender com aqueles que já viveram mais que nós.", declara Marcieli Regina Batistella Ramires Souto,  filha do senhor Altair Batistella Marcieli, participante do Mente Ativa.