Participantes do Trabalho Social com Pessoas Idosas no Jaraguá em Dança
A 31ª edição do Jaraguá em Dança contou, pela segunda vez, com a participação do grupo de Dança Circular do Sesc Jaraguá do Sul. Foram dez integrantes em uma apresentação emocionante no palco do teatro da Scar, em um momento de celebração da união, da arte e do desafio de se apresentar em um palco profissional.
A preparação incluiu encontros semanais que fortaleceram os laços do grupo, estimularam o autoconhecimento e a expressão de sentimentos, além de funcionarem como ferramenta terapêutica e promotora de uma cultura de paz. As participantes relataram que se sentiram mais confiantes e apoiadas pela presença de familiares e amigos. “Essa vivência foi transformadora para as participantes, suas famílias e para mim, pois mostrou que o esforço vale a pena”, destacou a integrante Irene Liara Heck.
A atividade integra o Trabalho Social com Grupos do Sesc-SC e está com inscrições abertas à comunidade para quem quiser vivenciar a experiência da Dança Circular. Durante a apresentação, as participantes reforçaram o quanto esse momento foi significativo, especialmente pelo apoio do público presente. Ao final, os abraços simbolizaram gratidão e emoção.
Adeumari: “Participar do evento Jaraguá em Dança, representando o Sesc, foi uma experiência incrível! Sentir-se capaz e confiante é algo de extrema importância para nós, 60+ ou terceira idade, pois nos mantém ativos e produtivos, estimulando o desenvolvimento motor e mental. Sem falar nas amizades que se formam, que são especiais! Gratidão por este momento.”
Sônia: “Senti todas as emoções! Aguardando nossa entrada no palco, o coração acelerava... ao ouvir a chamada, foi como uma explosão de energia. Ao som dos tambores pensei: ‘Agora é nossa hora de brilhar mais que as estrelas’. Éramos 11 mulheres cheias de sentimentos e, ao dançar, parecia que formávamos uma constelação. Eu senti a vida pulsar!”
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários