Grupo de expositores do Brique do Sesc participa de capacitação em Araranguá


12/06/2017 - Atualizado em 12/06/2017 - 248 visualizações

Com o projeto Brique do Sesc, a Instituição oportuniza um espaço de troca, valorização da cultura local e da comunidade artesã, ao promover feiras de artesanato, antiguidades e de produtos regionais feitos em pequena escala e no âmbito familiar, em um evento para toda a família.  O Brique reúne expositores, artesãos e agricultores familiares, e dá a oportunidade para apresentarem e comercializarem seus produtos, trazendo uma solução sustentável e incentivando a profissionalização dos participantes.

Na cidade de Araranguá, o projeto é realizado há dois anos, com uma programação que compreende também a oferta gratuita de Oficinas Criativas, atrações artísticas e culturais, mostras e outras ações locais. No município, a Instituição passou a promover, neste ano, capacitações gratuitas para o grupo de expositores, que viabilizam o acesso à informação e ampliação do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos participantes, estabelecendo assim, um espaço baseado na confiança e na cooperação e ao incentivo à ampliação da renda, tornando-os mais autônomos e protagonistas de suas escolhas.

A partir de uma reunião inicial surgiu uma demanda apontada pelos artesãos, para trabalharem a temática de “Identidade Visual”.  Os conteúdos foram abordados em três palestras, onde os participantes tiveram a oportunidade de discutir a importância da construção do trabalho em grupo, formato de apresentação e comercialização dos produtos e a relação interpessoal.

O IFSC de Araranguá é um importante parceiro nestas ações, contribuindo por meio do projeto “Construindo saberes com base na economia popular e solidária”, aplicando conteúdos voltados para a economia solidária, economia popular e o incentivo a geração de renda, presente nos projetos e cursos desenvolvidos pela instituição.

Depoimentos

IFSC:
“Esta parceria revela-se promissora, pois pretende capacitar o grupo para o trabalho cooperado, a autogestão e a solidariedade entre seus trabalhadores e destes para com a comunidade. Colaborando para constituição e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários e sua inserção na Economia Solidária e no desenvolvimento local e regional”Marilene Ritter – Assessora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e Coordenadora da ITEPS (Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Social e Solidária) do campus IFSC Araranguá. Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha – Foi Coordenadora de Extensão e Relações Externas no IFSC Araranguá. Coordenadora do Programa Mulheres Mil e Mulheres SIM. 

Expositora:
"Atuo como artesã e pertenço a um grupo que foi convidado no ano de 2016, pelo Sesc, para participar do Brique. Eu, assim como os demais partícipes, estou iniciando meu segundo ano nessa experiência. E, neste ano, já participei de três encontros promovidos e realizados nas dependências do Sesc, tendo como formadoras duas profissionais do IFSC. Estes encontros tiveram como tema a questão da “identidade visual”. E por meio de palestras, reflexões e exercícios práticos, tivemos a oportunidade de repensar alguns critérios que devem nortear a organização dos espaços onde costumamos expor nossos artesanatos. Outro aspecto abordado é a questão da parceria entre os artesãos, possibilitando a ajuda mútua desde o atendimento nas barracas até a compra da matéria prima. Em diversos momentos nos encontros de formação ficou evidente que a tônica do Brique do Sesc e a cooperação e a integração de todos, potencializando a economia social e o desenvolvimento local”.
Nilza Aparecida VioletiJakymiu (expositora do Brique do Sesc, em Araranguá)

Colaboração:  Cleonice Canto, técnica de Assistência do Sesc em Araranguá 



Capacitação Brique do Sesc - Dinâmica em grupo

Capacitação Brique do Sesc - Palestra

Capacitação Brique do Sesc - Atividade prática

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .