
Momentos de criatividade e aprendizado
Para celebrar o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, o Programa Mesa Brasil Sesc realizou ações educativas sobre o tema. Entre elas, foram destaque o Concurso Festival de Receitas, em Chapecó, Curso de Geleias Artesanais, em Blumenau, e Oficina de culinária com foco no reaproveitamento integral dos alimentos, em Lages. A data, comemorada em 18 de junho, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar o papel da gastronomia ambiental no desenvolvimento agrícola e na produção consciente de alimentos, e ainda no fortalecimento e conservação da biodiversidade e segurança alimentar das comunidades.
Fazendo jus a sua missão de "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”, além da comida, o programa leva conhecimento e motiva instituições sociais cadastradas, para que melhor aproveitamento dos alimentos.
E sabendo que, uma boa cozinha é aquela na qual nada é desperdiçado, é necessário estimular a criatividade e colocar a mão na massa!
Concurso Festival de Receitas
Visando disseminar conceitos e práticas da gastronomia sustentável, e compartilhar saberes e sabores para instituições sociais, o Programa Mesa Brasil Sesc de Chapecó promoveu um concurso de receitas elaboradas por cozinheiros, voluntários e nutricionistas das entidades cadastradas no programa, no dia 21 de junho. A atividade especial foi realizada em parceria com a Unochapecó que cedeu o laboratório Dietético e foram envolvidas 09 instituições sociais e 12 pessoas.
Curso de geleias artesanais
Aproveitando o momento de criatividade e preparos, no dia 29 de junho, o Programa Mesa Brasil de Blumenau realizou um Curso de Geleias Artesanais. A atividade foi ministrada pela produtora de geleias Maria das Graças Rodrigues Rossetto, que, voluntariamente, ensinou o preparo de geleia de mamão utilizando o aproveitamento integral dos alimentos possibilitando utilizar, não só a polpa, mas a casca do mamão.
Além do ensinamento do preparo, a produtora de geleias abordou técnicas de seleção dos ingredientes, envasamento, validade e consumo. O evento foi realizado em parceria com Cooper que cedeu a cozinha do espaço Cooper Pratic no bairro Itoupava Norte. Foram envolvidas 18 instituições e 24 pessoas.