Estão abertas as inscrições para as atividades de grupos do Trabalho Social com Pessoas Idosas

As vagas são para o Mente Ativa, Dança Circular, Mundo Digital Máster e Conecta 60+


01/02/2024 - Atualizado em 02/02/2024 - 4006 visualizações

Atividades para o público 60+

Em fevereiro as Unidades Sesc de todo o estado retomam as atividades com os grupos do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI). As inscrições podem ser feitas na Central de Relacionamento com Clientes. Para mais informações e valores acesse o link.  

Saiba mais sobre as  atividades!

O Mente Ativa é uma proposta do Trabalho Social com Grupos do Sesc-SC para desenvolver o potencial cognitivo de pessoas idosas e adultos a partir de 40 anos. O projeto conta com uma metodologia própria, com bases técnico-científicas, para melhorar o desempenho da atenção, da memória, do humor, do raciocínio, da concentração e das atividades básicas de vida diária.

Desta forma, previne futuros declínios cognitivos, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável, com mais autonomia, consciência e independência.  As atividades são realizadas de acordo com o perfil e necessidades de cada grupo, tendo como base a interação social, vivências, jogos, dinâmicas, exercícios, ferramentas na internet, mediadas sempre pelo processo grupal, visando à manutenção e à melhora da função cognitiva.

Este programa tem a humanização e o convívio social como fenômenos centrais para o pleno funcionamento da nossa cognição. As atividades são realizadas em grupo com encontros semanais, de forma presencial.

A Dança Circular é uma atividade praticada em grupo, em formato de roda e segue uma coreografia. Celebra a cultura dos povos, promovendo a saúde integral (equilíbrio do corpo físico, mental e espiritual), a criatividade, a coletividade e a consciência corporal, a partir das vivências em roda. 

No Círculo, não existe hierarquia, as atitudes de competição são substituídas por atitudes cooperativas, nas quais os participantes do grupo podem ajudar a superar os erros uns dos outros, manifestando o melhor de cada um e proporcionando um sentimento de pertencimento e apoio mútuo.

O Trabalho Social com Grupos do Sesc, através da atividade de Dança Circular, contribui para o desenvolvimento das potencialidades de cada participante e no fortalecimento do vínculo coletivo do grupo social formado, com adultos, pessoas idosas e grupos intergeracionais.  As atividades são realizadas em grupo com encontros semanais, de forma presencial.

O projeto Mundo Digital Máster aborda a inclusão e o aperfeiçoamento digital como estratégias para promover o envelhecimento ativo e saudável, com autonomia, protagonismo e valorização do potencial individual e grupal, criando espaço para novas aprendizagens, reflexões sobre a longevidade e redirecionamento da vida a partir de vivências mais participativas e significativas. 

São trabalhadas noções básicas para utilização do computador ou smartphone, assuntos de interesse mediados pela tecnologia digital, uso de aplicativos úteis para o dia a dia, segurança digital, entre outros temas.

É destinado às pessoas acima de 55 anos e se caracteriza por um processo grupal marcado pela constante formação e aprendizado coletivo. As atividades são realizadas em grupo com encontros semanais, de forma presencial.